15:16Concórdia faz festa pela tradição e contra a fusão

Grupo Folclórico do Clube Concórdia – Foto de Jr. Stein

por Guilherme Sell

O Clube Concórdia de Curitiba demonstrou toda sua força e tradição na 51ª Festa da Cerveja, realizada em sua sede social no último sábado (29). Cerca de 600 pessoas (a maioria vestida a caráter) cantaram e dançaram até as 4h da manhã, resgatando as tradicionais músicas folcloricas alemãs, a culinária típica, concursos e integração entre os participantes. O chopp seguia a tradicional receita de pureza, sendo servido à vontade para os convidados  nas variações Pilsen, Weiss (trigo) e a receita belga do Pale Ale. O clube mais antigo do Paraná, fundado em 1869, é o único onde até hoje onde as famílias se conhecem e festejam juntas as datas dos seus ancestrais. O crédito da organização do evento vai para o pessoal do Grupo Folclórico, que cuidou de quase todos os detalhes – da decoração do salão às apresentações musicais e de dança. No mesmo dia foi realizado o festival folclórico, reunindo grupos alemães de todo o Brasil, que abrilhantaram a festa. A grande festa aconteceu apesar das forças ocultas quererem acabar com o Clube, seguindo a linha do “quanto pior melhor” para forçar a fusão com outro grande clube de Curitiba. Muitos ainda resistem – e não vão deixar essa entrega acontecer. Em tempo: a turma “entreguista” e os que querem a todo custo mudar a história não estavam presentes.

Compartilhe

5 ideias sobre “Concórdia faz festa pela tradição e contra a fusão

  1. Duda Schwab

    tenho mto medo dessa fusão. Oq o grande curitibano irá fazer se conseguir essa tal fusão?

  2. Johan Winerwursth

    Das 600 pessoas presentes, quantos eram associados que contribuem com mensalidade? Aposto que mesmo de 10% e assim dificilmente o Clube Concórdia se mantem. E com certeza o Clube Curitibano irá investir na manutenção da Sede Central, e um BELO aproveitamento para a Sede Esportiva. Por favor parem de digitar besteiras. “Pensar contra foi sempre a maneira menos difícil de pensar” Jaques de Bourbon-Busset (1912-2001)

  3. Ekkehart Tamussino

    Ao contrario de muitos socios, nos da atual diretoria monstramos a força que existe no Clube Concordia. Sou e sempre serei a favor da tradição, é isto que faz a diferença na vida: Ter orgulho dos nossos antepassados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.