8:01O primeiro CD

Maria Ester Brandão, Olga Kium e Maria Alice Brandão
Foto de Leandro Taques

Da assessoria de imprensa:

Trio Brandão-Kiun lança seu primeiro CD com obras de Henrique Oswald e Anton Arensky     

O Trio Brandão-Kiun, criado em Curitiba há 15 anos pelas irmãs Maria Ester Brandão (violino) e Maria Alice Brandão (violoncelo), juntamente com a pianista Olga Kiun, está lançando seu primeiro CD. “Trio Brandão-Kiun”, o CD, traz trios de dois compositores da virada dos séculos XIX e XX, um brasileiro e outro russo: Henrique Oswald e Anton Stepanovich Arensky. O disco foi produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, teve patrocínio do Grupo Positivo e é uma realização de Oswaldo Euclydes Aranha e Alvaro Collaço Produções.     

A escolha do repertório obedeceu a uma lógica – a origem das instrumentistas: um trio brasileiro e outro russo, por ser Olga Kiun russa, radicada em Curitiba desde os anos 90.     

Foram gravados o “Trio n.o 1 para piano, violino e violoncelo em sol menor, Opus 9”, de Oswald e o  “Trio n.o 1 para piano, violino e violoncelo em ré menor, Opus 32”, de Arensky, duas grandes obras camerísticas, cuja importância é sublinhada pelo maestro Osvaldo Colarusso, no texto do livreto que acompanha o CD.    

“Nenhum dos dois se interessou primordialmente no nacionalismo musical. Esta é a razão da obra de Oswald ser desconhecida no exterior”, afirma. Arensky, por sua vez, também não desfrutou da popularidade dos conterrâneos que embasavam suas criações com fortes cores russas, caso de Tchaikovsky, Borodin, Rimsky-Korsakov. Segundo o maestro o “Trio n.o 1 para piano, violino e violoncelo em ré menor, Opus 32” constitui-se na obra-prima do compositor. Quanto a Oswald, sintetiza: “sua escrita é magistral”.

 Trio Brandão-Kiun     

O Trio Brandão-Kiun surgiu em 1996, com o objetivo de divulgar trios dos períodos clássico até o dos nacionalistas brasileiros e russos. Desde então se tem mantido ativo tocando especialmente em Curitiba e Florianópolis. Em 2008 fez o recital de inauguração da Capela Santa Maria, da Fundação Cultural de Curitiba, espaço destinado exclusivamente à música de câmara.    

Suas componentes são artistas que se situam entre as de maior destaque no campo erudito. A violinista Maria Ester Brandão integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra de Câmara Solistas do Brasil, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Sinfônica do Paraná. Foi professora de Violino e Música de Câmara do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Gravou com Koiti Watanabe o CD “Duetos Concertantes, de Gabriel Fernandes Trindade, para dois violinos”, pelo selo Paulus, em 1995, chegando a finalista do Prêmio Sharp desse ano.     

A violoncelista Maria Alice Brandão estudou com Zygmunt Kubala, na Alemanha, e com Christoph Coin, com quem se especializou em violino barroco pela Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça. Foi uma das fundadoras da Camerata Antiqua de Curitiba, e como spalla atuou junto às orquestras Sinfônica do Paraná, Sinfônica da Bahia e a Sinfônica da UFPR. Participou da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Na Suíça integrou a Sinfonieta, grupo especializado em música do Século XX, e o conjunto Terra, voltado à divulgação da música latino-americana na Europa. É professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba.       

Olga Kiun teve seus primeiros estudos de piano com a mãe e avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Kishnev, na Moldávia. Ingressou no Conservatório Tchaikovsky e ainda estudante foi laureada no Concurso Internacional Enescu, na Romênia. Fez doutorado no Conservatório de Leningrado (hoje São Petersburgo). Residindo no Brasil desde 1993 (mais precisamente em Curitiba), atuou com algumas das principais orquestras brasileiras, entre elas as sinfônicas de São Paulo, Brasileira, do Paraná, Porto Alegre e Municipal de São Paulo. Lançou em 2010 seu primeiro CD, “Olga Kiun”, no qual interpreta obras de Dmitri Shostakovich, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri.    

“Trio Brandão-Kiun” foi gravado pela Trilha Sonora Estúdio de Áudio, no Teatro Positivo, em Curitiba. Encontra-se à venda em Curitiba nas lojas Fígaro e Trovatore.  Em breve também estará em outros endereços da cidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.