13:58Mafuá do Yamandu na TV e-Paraná

Da assessoria de Comunicação e-Paraná:

Programa e-Show estreia com Yamandu Costa

O violonista gaúcho – considerado um dos maiores nomes do instrumento na atualidade – Yamandu Costa é a atração do programa e-Show que estreia na próxima terça-feira, dia 25, às 21 horas, na TV e-Paraná. Na ocasião será exibido o recital de lançamento do disco Mafuá, realizada em Curitiba no Guairinha, no mês de setembro, que foi registrada com exclusividade pela emissora paranaense.
No programa será apresentado o repertório do primeiro álbum solo de Yamandu Costa – gravado em 2007 na Alemanha. Mafuá, que permanecia inédito no Brasil até agora, é um sofisticado álbum instrumental que vai do choro ao samba, passando pelo tango, e revela a faceta autoral do músico que é considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro.
Mafuá
A história de Mafuá começa em 2005, quando o Yamandu se apresentou em festival no sul da Alemanha. Na plateia estava o também violonista, produtor e engenheiro de som Peter Finger, que ficou impressionado com o que viu e ouviu: “Tudo naquele jovem violonista parecia estar em perfeita sintonia: técnica, musicalidade, groove, humor e uma exuberante alegria ao tocar. Foi um dos concertos mais impressionantes que já assisti”, escreveu mais tarde em seu blog. Ao final da apresentação, Finger convidou Yamandu para participar do Open Strings Festival em sua cidade, Osnabrueck e gravar um CD em um estúdio que é o paraíso para os violonistas.
Dois anos depois, em 2007, Yamandu estava de volta à Alemanha, e depois de se apresentar no Open Strings, hospedou-se na casa-estúdio de Finger. As condições de gravação que encontrou no estúdio Wonderland o deixaram fascinado. “Peter Finger tem um complexo de gravadora, anfiteatro e loja de música e ali ele realiza concertos, grava CDs, uma coisa impressionante“, conta Yamandu. “Tudo era voltado para a sonoridade e a acústica do violão, desde a arquitetura da casa até o mínimos detalhes dentro do estúdio”, completa o músico gaúcho.
E durante os dois anos de intervalo entre o convite e a viagem para a Alemanha, o violonista montou seu repertório com calma. “Eu vinha trabalhando há muito nestes temas, demorou pra eu pensar em fazer um disco solo, leva um tempo até que você tenha tranquilidade para gravar. Dessa vez, senti que já tinham amadurecido e que gravá-los era uma forma de me desapegar dos temas”, analisa Yamandu. Das 13 músicas do repertório, apenas três não são de sua autoria: a faixa-titulo “Mafuá” (Armandinho Neves), “Quem é Você” (Zezé Gomes) e “Lalão” (Lalão).
Serviço: e-Show – Programa de estreia com o show de lançamento do CD Mafuá, de Yamandu Costa. Terça-feira, dia 25, às 21h, na TV e-Paraná, canal 9 em Curitiba e região metropolitana, ou pelo link www.rtve.pr.gov.br. Classificação livre.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.