8:35Orlando Silva: "Eu fico"

Da Folha.com

Após reunião com Dilma, Orlando Silva diz que fica no cargo

Depois de pouco mais de uma hora e meia de reunião com a presidente Dilma Rousseff, o ministro Orlando Silva (Esporte) diz que continua no cargo.

Segundo o ministro, que concedeu uma breve entrevista à imprensa após o encontro, no Palácio do Planalto, Dilma reforçou a confiança no seu trabalho à frente do ministério e recomendou a ele que tenha “serenidade e paciência”.

Desde o último fim de semana, Orlando vem sofrendo desgaste no ministério. Hoje, o Planalto chegou a aguardar uma carta de demissão do ministro, o que não aconteceu. Silva se diz inocente de todas as acusações.

“Esclareci todos os fatos e as acusações que tenho sofrido”, disse o ministro. “Desmascarei todas as mentiras para a presidente.”

A principal acusação partiu do policial militar João Dias Ferreira, que afirmou que o ministro comanda um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, e que chegou a receber dinheiro vivo na garagem do ministério. Outras reportagens mostraram o repasse de recursos para diversas ONGs ligadas ao PC do B, mesmo partido do ministro, que têm suas prestações de contas questionadas.

O ministro afirma que “nunca houve, não há e nunca haverá” provas de envolvimento dele em irregularidades.

“É inaceitável para mim conviver com qualquer tipo de suspeição”, disse Orlando, citando sua família. O ministro disse que prepara uma resposta detalhada a questionamentos feitos pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Segundo o ministro, no fim da reunião, Dilma e ele chegaram a conversar sobre as ações do ministério. Orlando Silva afirma ter feito um relato sobre a participação brasileira nos Jogos Panamericanos de Guadalajara e ter discutido outros projetos da pasta.

Em reunião com os ministros do núcleo político do governo, na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, Dilma recebeu um diagnóstico pessimista da sustentação de Orlando Silva no cargo. A presidente decidiu colher fatos dentro do próprio governo, e não agir a reboque da imprensa. Nesse sentido, determinou à CGU a abertura de uma auditoria informal a respeito das ações da pasta. Uma eventual decisão pela demissão do ministro só ocorreria depois dos resultados desse levantamento.

PRESIDÊNCIA

O Palácio do Planalto divulgou nota na noite desta sexta-feira em que confirma a permanência do ministro do Esporte, Orlando Silva.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“Após a reunião com o ministro do Esporte, Orlando Silva, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo “não condena ninguém sem provas e parte do princípio civilizatório da presunção da inocência”.

“Não lutamos inutilmente para acabar com o arbítrio e não vamos aceitar que alguém seja condenado sumariamente”, disse a presidenta.

Na reunião, o ministro informou à presidenta que tomou todas as medidas para corrigir e punir malfeitos, ressarcir os cofres públicos e aperfeiçoar os mecanismos de controle do Ministério do Esporte.”

Compartilhe

Uma ideia sobre “Orlando Silva: "Eu fico"

  1. Frik

    “Faxina no meu Governo, é faxina contra a pobreza” ( 🙄 contra a pobreza dos ‘companheiros’, é claro … )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.