7:53Os salários da discórdia

Do Blog do JJ (http://blogdojj.com.br), sobre a divulgação dos salários de jogadores do Clube Atlético Paranaense no facebook de Mario Celso Petraglia:

A fogueira da vaidade de um cartola oportunista

Com esta ação no Facebook, o ex-presidente do Clube Atlético Paranaense colocou lenha na sua própria fogueira da vaidade, ontem à noite, atribuindo a má performance do time em campo, neste ano,  às diferenças salariais entre os jogadores, como se em todos os times e empresas todos ganhassem salários iguais.

Mais do que 500 e poucos comentários e 280 compartilhamentos, além de 379 pessoas que curtiram a “denúncia”, o assunto repercutiu muito na Imprensa e entre os atleticanos, do país todo.

A imensa maioria pensa igual: o ex-presidente feriu a ética do clube e o Estatuto (que ele criou às pressas, antes das últimas eleições) ao divulgar uma pretensa folha salarial, que – mesmo que fosse verdadeira –  é assunto interno do clube, fruto de contratos celebrados com cada jogador, com garantia de confidencialidade.

Ninguém tem o direito de divulgar os salários de outras pessoas. Trata-se, inclusive, de uma questão de foro íntimo e de segurança pessoal e familiar, assim como do empregador.

Agindo por puro interesse eleitoreiro pessoal, o ex-presidente só aumentou a crise no clube, entre os jogadores e a torcida, transformando o jogo do próximo domingo, contra o Ceará, em evento de risco (se o Atlético não vencer).

Posso estar errado, mais ao ferir o Código de Ética do clube, o ex-presidente poderá ser expulso da associação, o que o tornará inelegível para qualquer cargo e inclusive sem condições legais de continuar à frente da comissão de obras da Arena da Baixada.

Rezam os Estatutos do Clube Atlético Paranaense que o associado deve “manter nas dependências do Clube e fora delas conduta moral, social e
desportiva irrepreensíveis, abstendo-se da prática de atos imorais ou ilegais” (como pode ser entendida a divulgação dos salários dos jogadores na rede social e, por consequências, na mídia, com o claro objetivo de desestabilizar o time e o clube).
“Praticar ato que atente contra a lei, a moral e os bons costumes ou contra a imagem, tradições ou patrimônio do Clube”…e, ainda, “prestar informação falsa em qualquer documento relativo ao Clube, visando satisfazer interesse próprio ou de outrem”, são infrações previstas estatutariamente.
O sócio, ou dependente, que infringir as disposições estatutárias, regimentais ou regulamentares é passível de ser excluído, inclusive com cassação de título honorífico, se houver.”A aplicação ou não de penalidades por infração disciplinar não prejudica o direito do Clube de adotar demais medidas cabíveis contra o infrator, nas esferas civil, administrativa e penal, com base na legislação comum”, diz o Estatuto.As penalidades serão aplicadas em decisão motivada proferida pela Câmara de Ética e Disciplina.Interessante que, enquanto era presidente, o cartola em questão jamais divulgou os valores de salários ou das vendas de jogadores do clube.

Em Nota Oficial, a direção do clube informou que “os valores não refletem a realidade da remuneração do futebol profissional do clube. O ex-presidente trabalhou com uma fonte da informação que não integra os termos de acordos com os atletas, principalmente nos contratos de empréstimos, supervalorizados, e não está atualizada com os aumentos dados a alguns jogadores que pertencem ao CAP. A publicação desta informação é irresponsável, inconsequente e incorreta”.

“O Clube Atlético Paranaense, atuando de forma ética com seus contratados e dentro do respeito à privacidade pessoal – até por questão de segurança – se reserva ao direito de não divulgar valores ou nomes”.

“Queremos deixar claro aos torcedores atleticanos, sócios e conselheiros que, apesar da tentativa oportunista e irresponsável de gerar ambiente desfavorável dentro do grupo de jogadores em um momento crucial no Campeonato Brasileiro, não deixaremos que uma atitude externa, sem nenhum objetivo para o bem comum e que não atende aos interesses do Clube Atlético Paranaense neste momento, prejudique o trabalho dos jogadores que, unidos, buscam tirar o time da situação que nos encontramos no Brasileirão. Tomaremos todas as ações cabíveis. Não podemos permitir que objetivos eleitoreiros e pessoais espúrios prejudiquem o Clube Atlético Paranaense”.Algumas questões foram as mais levantadas, neste dia aquecido pela discórdia semeada pelo vaidoso ex-dirigente:1. Quem é o espião (ou a espiã) que passa informações internas para o ex-presidente – na hipóteses destas informações serem verdadeiras (o ex-presidente diz que são e de fonte quente que ele preserva).

2. A quem interessa jogar lenha na fogueira, a não ser a ele mesmo?
3. Qual será a posição do Sindicado dos Atletas Profissionais, presidido pelo Nivaldo Melo, com a exposição dos salários dos jogadores?
4. Qual será a posição no Ministério do Trabalho?
5. O Que fará o Ministério Público?
6. Algum jogador atleticano vai buscar seus direitos, contra a divulgação dos seus ganhos (reais ou não) que coloca a ele e à sua família em risco?
7. Como se posicionará a Câmara de Ética?
8. Pode o clube confiar a administração das obras da Arena para quem age desta forma?
9. Será convocada Assembléia Geral Extraordinária dos conselheiros, diante de tão grave iniciativa?
10. Depois desta ação tresloucada, o ex-dirigente ainda acredita que pode ser candidato?
Bem…vamos aguardar os próximos capítulos.
No Facebook, na mídia, nas redes sociais ou na Justiça – pois a diretoria do clube não pode mais deixar de agir, contra este tipo de oportunismo eleitoreiro, sem preocupação maior com o momento delicado que o clube vive, assim como quanto à privacidade dos jogadores.
.

Compartilhe

7 ideias sobre “Os salários da discórdia

  1. rafael távora

    JJ, como atleticano desde criancinha, só agora, maduro e meio alquebrado,você conseguiu ser feliz. E por que ? Por causa da vitoriosa administração passada do general Petraglia. (Várias vezes ouvi o filho de Onha não poupar elogios ao nosso general. E agora ?…) JJ, com a transparência dada aos “salários absurdos” dos nossos atletas, o general já começou a “limpar a casa” para sua futura gestão na Segundona, ao lado do Paranito. Quem viver, verá! É questão de marketing . . . kkkkkk!

  2. JJ

    Rafael, alquebrado é a PQP, em tempo.

    Mudar de opinião é sinal de que a gente amadurece, com novas informações e experiências. Ser radical no erro é próprio dos imbecis. E eu não sou um deles. Conheci pessoalmente o verdadeiro general, me censurando no blog oficial, quando havia me prometido liberdade de expressão. E, mais ainda, com os emails raivosos e cheios de palavrões que recebi dele. Tenho tudo guardado…e não é em casa, como fez uma amiga que teve a casa invadida nesta semana e levaram tudo que ela tinha de provas, de alguns processos. Quem? Perguntem para a Luciana Pombo.

    E, por favor, respeite a memória do meu pai, que foi sepultado com uma camisa atleticana sobre o peito,
    faz tempo.

    Assumo minhas posições, por isso assino o que escrevo (como o artigo acima, que o amigo Zé Beto teve a gentileza de publicar, por compreender a gravidade da situação provocada pelo grande ditador.

    Tudo que o Atlético não precisa é de uma ditadura, de novo.

    JJ

  3. rafael távora

    FILHO de Onha, por que envolver o nome de uma jornalista brilhante na sua revolta com o general ? Ela, como você, faz parte dos apaixonados pela forma de dominação, pela capacidade e liderança do general atleticano. Você é uma das “viúvas açoitadas” pelo nosso líder maior. Você aceitou a índole e a sensualidade do MCP. Você, como seu advogado junto ao Itaú, como a querida mulher que você chama de sua amiga, você Filho de Onha não tem mais a condição de femeeiro do general que está voltando… Construindo a Arena e presidindo o Furacão em 2012. O general vai voltar! Precisa voltar! Respeite a inteligência de um homem que será a salvação do nosso Atlético. Tudo que o Furacão precisa é da força e do amor do seu ídolo maior, MÁRIO CELSO PETRAGLIA! Que venha PETRAGLIA. Já! Agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.