6:51Canta, Orlando!

por Célio Heitor Guimarães

Pois é, enfim chegou a vez do ministro do Esporte, o lépido Orlando Silva Jr., sentar no confessionário diante de Madre Dilma do Cerrado. Como ela ainda está no continente africano, a primeira sabatina será na Câmara dos Deputados. Ali talvez ele não tenha maior problema; afinal, “é quase tudo gente nossa”, como diria o outro. Mas perante a opinião pública, a coisa está feia.

O nosso Orlando, sem a garganta de ouro e a popularidade de seu famoso xará, andou exagerando na desafinação. Aliás, há muito que ele vem semitonando à frente do Ministério. Mas, como é da quota de Lulinha 85% de popularidade, foi ficando. E a “presidenta”, por conveniência, nada vendo. Agora, vai ter que ver. Fazer-se de surpresa, meio indignada e aceitar o pedido de demissão do ministro – o 6º de seu breve mandato.

Os de boa memória hão de lembrar que o ministro Silva Jr. é reincidente: já andou pagando umas tapiocas com o cartão de crédito corporativo do governo. Depois, embaralhou-se em umas operações “não muito republicanas” – como se passou a dizer – com certa ONG que servia à sua pasta (e dela também se servia).

Pois foram o mesmo programa oficial Segundo Tempo, destinado a incentivar a prática de esportes, e a mesma ONG que o colocaram agora nas páginas da revista Veja e na tela da Globo. E, por decorrência, em toda a imprensa nacional (e estrangeira, com certeza). Ah, outra vez a imprensa!

A denúncia é de ex-parceiro e ex-correligionário do PCdoB, que informa ter passado uns trocados ao ministro no estacionamento do Ministério. Mas logo na garagem?! Que falta de classe do elegante ministro!…

Ele, claro, nega de pé junto. Diz que explicará tudo direitinho e chama o acusador de “recalcado” e “chantagista”. Chantagista? Mas chantagista não é o cara que tem ou sabe de alguma coisa contra a gente e ameaça contar, se não receber um devido agrado?

A conduta de seo Orlando até poderia também surpreender por ser incompatível com a doutrina partidária/ideológica do ministro (Onde já se viu comunista receber propina, símbolo maior do maldito capitalismo?!…), mas isso já não mais existe. Agora, surpreendente mesmo é os aplicados órgãos de vigilância interna do governo, corregedoria, controladoria ou coisa que as valham, não saberem
de nada. A Polícia Federal até sabia, desde o início deste ano, mas estava investigando, investigando…

Aí, entrou em cena a imprensa. Bendita seja ela!

Compartilhe

2 ideias sobre “Canta, Orlando!

  1. leandro

    Vamos conceder o beneplácido da presunção de inocênia ao Ministro, como a qualquer outro Brasileiro, afinal é isso que consta em nossa legislação. Agora que é uma vergonha é. No que diz respeito às ONGS o caos não é novo, é requentado, porém há que se avaliar e se espertar com o que virá por aí com a Copa do Mundo e as Olimpiadas. Daí vejamos, por exemplo em Curitiba, entre todos os atrapalhos que ocorrem estão falando em desapropriações ao lado da Arena do Atlético. Como serão feitas? Declaração de utilidade pública? Para que finalidade (Decreto Lei Federal 33365/41 art. 5º letra ???), se houver outra destinação, haverá reversão? Pode-se desapropriar para fins de utlidade pública e dar outra destinação, doar, ceder emprestar a terceiros ? O que efetivamente será realizado na área expropriada, tudo isso deve ficar muito bem explicado, Hoje tem notícia que parte da área será paga pelo Município e parte pelo Atlético ? Comom separar o que será público do outro? Pode isso? Os proprietários concordarão em ser desapropriados para um fim e o destino ser outro?, Estas e outras questões deverão ser bem explicadas, aos proprietários, a seus advogados, e a população, pois entendo que uma vez desapriopriados para fins de utilidade pública, os imóveis ficarão com o gravame da finalidade e qualquer desvio de finalidade será incorreto. Se O Município optar pela compra, terá que ter uma Lei específica para tal fim e com a anuência dos moradores para a doação e ou outra forma de alienação a terceiros. Por essas e outras que o embrolho da Copa ainda vai dar muito o que falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.