20:38O Jabuti do Laurentino

Do site da Gazeta do Povo, em reportagem de Fabio Guillen:

Autor maringaense vence o Prêmio Jabuti
Laurentino Gomes venceu na categoria Reportagem com o livro 1822, que faz parte de seus best sellers jornalísticos. Autor disse que reconhecimento o faz ter mais incentivo para continuar escrevendo o próximo livro da trilogia, o 1889

O jornalista e autor maringaense Laurentino Gomes venceu, na manhã desta segunda-feira (17), o 53º Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio da literatura brasileira. Laurentino foi o vencedor na categoria Reportagem, com o livro “1822”, que faz parte de seus best sellers jornalísticos. O resultado foi anunciado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

“É uma grande honra receber esse prêmio. O Brasil publica 50 mil livros por ano e ganhar o reconhecimento do Jabuti é muito importante. Gosto de receber críticas também, críticas construtivas é claro. Acho que conseguimos cumprir o objetivo do livro, que era contar um pouco da história do Brasil em forma de reportagem”, disse Laurentino Gomes em entrevista à Gazeta Maringá.

Paranaense de Maringá e filho de cafeicultores, Gomes é autor dos livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil. Em maio deste ano, escreveu o artigo (Maringá na rota de D. João VI) para o caderno especial da Gazeta Maringá sobre os 64 anos da cidade.

O autor disse que o reconhecimento o faz ter mais estímulo para continuar escrevendo o próximo livro – 1889 – que vai fechar a trilogia. “É um livro que pretendo lançar em 2013 sobre a proclamação da república. A trilogia vai falar como o Brasil foi construído no século XIX. Estou mais empolgado para escrever agora”.

Segundo nota do Prêmio Jabuti, a premiação ocorrerá no dia 30 de outubro, quando também será anunciado o Livro do Ano. Segundo as novas regras do prêmio, que entraram em vigor este ano, apenas os primeiros colocados de cada categoria são premiados e podem concorrer ao título de Livro do Ano.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.