4:19Só para fumantes

da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba:

Projeto prevê bares exclusivos aos fumantes

Projeto do vereador Professor Galdino (PSDB) prevê a permissão de funcionamento de bares e casas noturnas exclusivos para fumantes. A proposta, segundo o parlamentar, tramita na Câmara de Curitiba desde março do ano passado e foi elaborada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar). Recentemente, a discussão ganhou espaço na mídia nacional, porque o deputado federal Renato Molling (PP-RS) pretende propor emenda à Medida Provisória 540/11, no Congresso Nacional. A iniciativa é semelhante à do vereador tucano.
Segundo Galdino, “o projeto de lei está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, por onde passa pela segunda vez – agora com respaldo de parecer jurídico da assessoria jurídica da Abrabar”. A proposta do parlamentar e da Abrabar é permitir que o fumante tenha seu espaço garantido, sem que isso signifique invasão do espaço do não-fumante. De acordo com Fábio Aguayo, presidente da Abrabar, o que ocorre hoje é a “fumofobia”, como denominou. “Existe a mania de perseguição ao fumante que não tem mais o seu espaço. É preciso que todos tenham seus espaços respeitados”, explicou.
Liberdade e direitos
Para o vereador, a medida é um meio de garantir a liberdade e os direitos de todos. “Não devemos olhar a questão do tabaco apenas sob a ótica moralista, precisamos perceber que temos direito à liberdade de ações e diversidade de opiniões. É preciso que o tabaco seja visto como caso de saúde pública, investindo em campanhas de conscientização e informando a população sobre os malefícios causados pelo vício, mas não é por meio da punição, que existe na proibição que o fumante sofre, que teremos tais objetivos alcançados”, comentou.

Compartilhe

12 ideias sobre “Só para fumantes

  1. Liberdade

    Parabéns ao corajoso professor Galdino! Esses idiotas que criticam o vereador, deveria ter coragem também e se organizarem para fechar as fábricas de cigarros, aí sim seriam sensatos e justos. Mas para fechar as fábricas de cigarros tem que ter culhão e esses que criticam o Galdino não tem isso e sabe, se criticar as fábricas, levarão um varão daqueles. Hahaha

  2. Fumante

    Acho que não é idéia de jirico! Os fumantes também DEVEM ter seus direitos respeitados e assegurados, se têm o vício do fumo e pagam por isso, ninguém poderá discriminá-los, também. Direitos iguais, direito de ir e vir, livre arbítrio! Está na constituição!

  3. tony

    Por esta eu não esperava, e vem do folclórico professor Galdino. Excelente a proposta, agora quem quer morrer fumando, pode fazê-lo junto de outros suicidas. Não fumo mas apóio a idéia. Espero que prospere a proposta. ACarlos

  4. Tabagista

    Assim reza a Constituição:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Existem hiper/supermercados , postos de combustíveis, bares, restaurantes, farmácias, hospitais, médicos, engenheiros, advogados, contadores, cervejas, refirgerantes, açúcar, arroz, sal, leite, feijão, (…) de diversas marcas e NINGUÉM É OBRIGADO a comprar ou frequentar determinados locais/produtos.

    Existem produtos gordurosos, com/sem trans, sal, açucar, diet, light, orgânicos . . . .

    Desta forma, cada um do povo tem o direito de escolher o que quer comprar ou frequentar.

    Aos fumantes o direito de ter suas opções, haja vista que os tabagistas compram seus cigarros com seu prórpio dinheiro bem como pagam as suas contas com seu dinheiro.

    Jiricos são os que pregam essa idéia de falsa pureza.

  5. Cidadão

    Gostei do comentário da Liberdade e do Fumante!
    Inconstitucional é copiar uma lei que era do governador de São Paulo e dizer que é sua. Parabéns ao Galdino pela postura de defender a fumantes que embora tem o vício do tabaco, mas são consciente.

  6. Conde do Bar do Nero....

    Falam de liberdade de expressão e pensamento, fazem seminário, que o goveno quer tolher essa liberdade e o escambau…São um bando de hipócritas, pois a liberdade individual do cidadão que esta na CF não respeitam. São fascistas pois defendem um só lado. Eu como fumante tenho o meu direito sim, quero botecos para fumantes. Se eu sou o dono da minha vida, também sou o dono da minha morte. Não quero nenhum FDP cerceando o meu direito de liberdade individual.

  7. Macedo

    Otima ideia do vereador

    Espero que de certo essa proposta pois quem fuma tem seus direitos tambem e quem nao fuma nao frequenta o bar para fumantes

  8. Ligado

    Nada mais justo do que criar os bares para pessoas que fumam para que se sintam a vontade para fumar, sem pensar que está prejudicando alguém, e para não se sentirem discriminados pois é isso que está acontecendo com essa leis de proibição de fumar em ambientes fechados. Ninguém tem o direito de impedir ou constrangir as pessoas que fumam, pois é isso que acontece quando precisa sair para fora do ambiente para fumar. O vereador teve uma ótima idéia, tem nosso total apoio e deveria ser de nível federal. Parabéns pela iniciativa.

  9. gersao49

    sou fumante, isso e muito bom o frio e de matar aqui em Curitiba .. bricadeira isso e otimo vai quem quer no bar para fumantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.