8:39Coisa de doido!

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Karlos Kohlbach:

Perícia médica em Bibinho deve estourar prazo
Juíza determinou que exame fosse realizado em até 45 dias, mas IML alega que ainda não recebeu pedido da Justiça para examinar ex-diretor da Assembleia

O Instituto-Médico Legal (IML) de Curitiba ainda não foi comunicado pela Justiça Estadual sobre a determinação para que o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, passe por uma perícia médica. O exame foi determinado pela juíza Ângela Regina Ramina de Lucca, da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, que acatou o pedido da defesa de Bibinho, que alega que seu cliente está com distúrbios psiquiátricos. Por causa da suposta incapacidade mental, a Justiça suspendeu os dois processos criminais contra o ex-diretor-geral, que é acusado de chefiar uma quadrilha que desviou pelo menos R$ 200 milhões dos cofres públicos.

O ofício da juíza, determinando o agendamento da perícia médica, foi encaminhado para o IML no dia 16 de setembro. Mas, segundo a direção do instituto, até ontem não havia chegado. O prazo estipulado pela juíza para a realização do exame, que era de 45 dias a partir da publicação da decisão, não deve ser cumprido por causa da burocracia.

O procurador de Justiça Leonir Battisti, coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) paranaense, um braço do Ministério Público Estadual (MP), lamentou ontem a burocracia que deve postergar o andamento dos processos. “Dentro do nosso sistema essa burocracia é lamentavelmente normal. É precisa informar os questionamentos aos peritos e indicar um assistente médico para acompanhar o exame”, explicou. Tanto o MP quando a defesa de Abib Miguel devem indicar assistentes.

Bibinho terá de passar pela perícia médica para confirmar o suposto quadro de “distúrbios psicopatológicos dentro das funções mentais” alegado pelos advogados nos dois processos criminais que o ex-diretor responde – pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e pelo desvio de pelo menos R$ 200 milhões dos cofres da Assembleia no escândalo que ficou conhecido como Diários Secretos.

A defesa apresentou à juíza um laudo médico que atesta que Bibinho apresentou “distúrbios psicopatológicos”. Diante do quadro médico, a juíza instaurou o incidente de insanidade mental, conforme determina o Código de Processo Penal, e determinou a perícia médica. Caso o diagnóstico confirme o estado de incapacidade de Bibinho em responder aos processos, a juíza poderá suspender as ações criminais até que ele se recupere ou até determinar a internação do ex-diretor-geral em um manicômio psiquiátrico e nomear um curador – pessoa que responderia judicialmente por Bibinho.

Compartilhe

3 ideias sobre “Coisa de doido!

  1. Thiago

    Olá, meu nome é Thiago e sou historiador pesquisador da UFMG. Estou trabalhando na orgnização de uma exposição sobre LUtas pela terra jo brasil e na gostaria de saber se o senhor poderia me passar o contato do fotógrafo Nani Gois.
    Meu email é [email protected]

  2. Água Oxigenada!!! Neles.

    TÔ DE SACO CHEIO COM ESSA “ESTÓRIA” DO BIBINHO.

    Pelos comentários postados nesse blog e consultando um amigo psico-terapêutico-socio-filosófo, ele matou a charada. Todos queriam ser o Bibinho, é a mais pura inveja. Vejamos disse ele: naquele lupanar que a Alep, não existe virgens, o mais bobo ali conserta relógio no escuro tendo nas mãos luvas de boxe. O Bibinho não tem o poder de contratar e exonerar funcionários comissionados ou não, quem tem esse poder é a mesa diretora da Alep. Pergunto. Dessas 54 “virgens” que frequentam o plenário da Alep, todas deixariam o Bibinho supostamente levar para casa DUZENTOS MILHÕES DE REAIS em apenas CINCO ANOS? Outra pergunta que não quer calar-me. ONDE ESTÃO OS CORRUPTORES E QUEM SÃO ELES?

    Não adianta o Governo investigar, levantar provas, prender e o judiciário soltar.
    Alguns exemplos: um certo banqueiro bandido teve a seu favor dois HC’s em menos de 24 horas.
    Um certo medico estuprou mais de 200 mulheres e obteve um HC e esta leve e solto por aí.
    Com os integrantes desta justiça que solta e não prende os CORRUPTORES, vamos continuar do mesmo diapasão.
    Para haver corruptos tem que ter “empresarios” dispostos a corromper.

    Acho surpreendente esses comentários acalorados, fico até emocionado, mas acho estranho frases como: ” …nunca roubaram tanto….”, “..corja criada no Governo…” , esqueceram os Anões do orçamento? Esqueceram da violação do painel do congresso? A lista não tem fim. A corrupção está aí desde muito tempo atrás, não é exclusividade de Dilma, Lula, FHC, Itamar ou Collor. A corrupção é reflexo do povo, esse povo que sabe falar mal dos políticos, mas não olha para o próprio umbigo. O Combate a corrupção começa dentro de casa, ensinando a criança que achado é roubado sim, ensinando que não existe jeitinho brasileiro pra nada o que existe é o certo e errado. Onde está toda indignação do povo brasileiro quando nesse país locadoras de vídeo fecham as portas porque todo mundo prefere comprar dvd pirata? Por que será que a 25 de março em SP , o Saara no Rio ou o Feiraguai em Feira de Santana vivem lotados? Onde está toda indignação do povo brasileiro quando elege um político suspeito de corrupção? Onde está esse povo, que vê juízes/policias/políticos…exteriorizando e ostentando riquezas com seus belos carros importados, mansões, iates…e que são assalariados públicos e que esse mesmo povo quer estar no lugar deles? Será que não existe esse povo? Os políticos se elegem sozinhos?

    Será que esse povo conhece a bandalheira do Banestado, em que governo se deu, e que as apurações não chegaram a lugar nenhum. O corruptor por ser a banda forte e financiadora da midia sempre se sai bem. Sem o corruptor não há corrupção e ai reside a dificuldade. No caso de sonegação onde foram presos varios auditores fiscais a imprensa não gastou nem 5 minutos para tratar do assunto, exatamente pelo fato de na outra ponta figurarem empresários e os demais representantes da elite paranaense. Quanto ao Bibinho é um mero “boi de piranha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.