14:44PARA NUNCA ESQUECER

Stevie Ray Vaughan nasceu no dia 03 de outubro de 1953

Te conheci numa noite em que os caminhos estava abertos para te conhecer. Nunca ouvira o som de sua guitarra. Talvez tivesse ouvido falar no nome, mas andava tão atrapalhado… provavelmente como você, naquela época em que as drogas alimentavam nossa loucura para fugir dos tormentos da alma. Saldanha Marinho, bar da Mara, o Kapelle que ainda está lá. Alguém me convida para o tiro da noite. Ali perto, menos de uma quadra. Sim, sempre. Um corredor escuro, um casarão antigo, uma vitrola e a pergunta com a bolacha no prato: “Quem toca isso aqui?”. Vodoo Chile cortou o silêncio da noite como um raio sonoro e só alguém poderia fazer aquilo. Ele: Hendrix. Falei. Ouvi a negativa e fiquei de cara. Aí veio a capa do LP e você foi-me apresentado. Você e sua guitarra surrada, com as iniciais em letras maiúsculas. E nunca mais nos abandonamos. Nem na cruz, porque a tragédia ceifou sua carreira em ascensão, você, que como eu, tinha conseguido o controle, só por hoje, do vício que o estava matando e acabando com sua carreira. Anos depois fui ver seu irmão em São Paulo, o Jimmie, na verdade para prestar um tributo a você, assim como fiquei orgulhoso seus músicos inseparáveis do Double Trouble (Chris Layton na bateria e Tommy Shannon no baixo) no Jockey Club de Curitiba. Te apresentei a vários amigos, que amam a música e também se renderam à sua arte de dilacerar corações com o som blues e fazer a terra tremer com o sagrado rock’n roll. Tenho todos os discos, dvds, guardados como tesouros de uma paixão ligadas pelos acordes que você sempre tirou da alma – e seus olhos fechados, rosto e corpo em transe, sempre provaram isso. Um dia, quem sabe, prestarei homenagem na estátua que ergueram para você em Austin, no Texas, onde você iniciou a carreira, nascido que é em Dallas. E, quem sabe, também no Hall da Fama do Blues, onde ganhaste homenagem póstuma e está ao lado do seu ídolo maior, o senhor Albert King. Pois é, grande Stevie, tudo começou naquela noite onde eu estava perdido e te achei para sempre.

Compartilhe

9 ideias sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. João Teobaldo

    “Te conheci numa noite em que os caminhos estava abertos para te conhecer.. Pois é, grande Stevie, tudo começou naquela noite onde eu estava perdido e te achei para sempre”. Mãe do céu, Zé Betio!” Cê virou guei e não te avisaram.

  2. Carlão Gaertner

    Oi ZéBlue: “The House is Rockin'” para sempre my friend. Eu também passei pela “Croosfire” do Triângulo das Bermudas da Saldanha Marinho e também frequentei aquele velho casarão onde as paredes murmuravam “Scratch-N-Sniff” nos nossos ouvidos ao som de “Voodoo Chile” na “Riviera Paradise” de nossas lembranças.
    Um abração brother e SRV para sempre na veia.
    Carlão
    P.S. a brincadeira dos títulos no meio do texto foi tirada do álbum “In Step” do Stevie – confira o link: http://www.allmusic.com/album/in-step-r21047

  3. zebeto

    grande carlão. lembro de você no avião em direção a sampa para ver o jimmy vaughan. turbinas ligadas fora e dentro da aeronave. depois, a guitarra branca em “d fw”, terceira do lado 1 de “family style”. pra que mais? som na veia. sempre. abraço. saúde.

  4. Célio Heitor Guimarães

    Guei nada, João. Precisa ser mucho macho para escrever isso aí. Esse JB não tem jeito! Ou, por outra, está tendo jeito, graças a Deus!

  5. Carlão Gaertner

    Boas lembranças Zé Beto. Aquela noite fiz uma pergunta mortal ao Jimmie Vauhgn, na borda do palco, no final do show: – It’s Hard to Be a Good Texan”, que tinha embutido os títulos de duas músicas do álbum “Family Style” que ele gravou com o Stevie. Ele olhou para mim, sorriu e balançou a cabeça como quem diz: para essa eu não tenho resposta. Foi inesquecível. E você também estava lá… Um abração e longa vida para o Blues e para o Rock – Carlão Gaertner – link do álbum “Family Style”, dos Vaughan Brothers: http://www.allmusic.com/album/family-style-r70371

  6. texas flood

    bah! a primeira vez que ouvi o srv foi como se os petardos desenhados nos riffs de “pride and joy” cortassem ao meio a fumaça da sala…quem já ouviu vaughan já tem meio caminho andado na vida…

  7. Zezo

    SRV na veia, sempre!!! Vida longa ao BLUES & ROCK!!!
    Tem CD novo do Jimmie Vaughan rolando por ai… (“Plays More Blues, Ballads & Favorites” – Featuring Lou Ann Barton).
    Abraços!!!

  8. Carlão Gaertner

    Oi Zé: parece que nossa conversa rendeu frutos e mais alguns “blues maniacs’ cerraram fileiras com nossos comentários e posturas, mostrando mais uma vez que a chama do blues continua acesa e – e. como diz o padre na paróquia em relação ao Satíssimo – também é eterna. Um abração Brother!!!! – Carlão Gaertner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.