17:48Sara Lee Corp. anuncia aquisição da Café Damasco

Da Reuters:

Norte-americana anuncia aquisição de cafeeira brasileira e deve deter 50% do mercado

A norte-americana Sara Lee Corp. anunciou nesta segunda-feira que vai comprar os negócios de café da empresa Damasco no Brasil. O valor da aquisição é estimado em US$ 60 milhões, correspondente às vendas da Damasco em 2009.

A Sara Lee é dona de algumas das principais marcas de café no Brasil, como Café Pilão, Café do Ponto e Caboclo, líderes no varejo em São Paulo e no Rio Janeiro.

A companhia norte-americana acrescentou que o negócio deverá ser concluído em 30 de novembro e dependerá da aprovação de orgãos reguladores brasileiros, já que ela já é líder em processamento no país.

A Café Damasco é lider de mercado no Paraná, com as marcas Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco, e a sétima maior indústria de café do Brasil dentre as associadas à Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Em 2009, as vendas totais da companhia se aproximaram de R$ 100 milhões.

“A aquisição da Café Damasco vai criar uma boa base para a Sara Lee no território brasileiro, dada a forte posição de mercado da Damasco e a rede de distribuição na região sul”, disse Frank van Oers, diretor-executivo da Sara Lee.

Ele disse ainda que a transação também promoverá sinergias nas operações de São Paulo, além de melhorar a posição competitiva da empresa no nordeste graças às excelentes instalações da Damasco na região.

“Com as nossas atuais marcas, nós já temos uma posição de mercado relevante em São Paulo e no Rio de Janeiro, os quais equivalem a praticamente metade do mercado de café brasileiro”, acrescentou o executivo em comunicado.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em outubro deste ano, o país exportou 3,11 milhões de sacas de 60 quilos, uma alta de 21% na comparação anual, segundo informações do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Além disso, o país é o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

O anúncio da Sara Lee vem apenas duas semanas após o presidente executivo interino da empresa, Marcel Smits, ter dito que estava pretendento realizar um movimento no mercado brasileiro.

MAIORES PROCESSADORAS DE CAFÉ NO BRASIL

1- SP Sara Lee Cafés do Brasil

2- CE Santa Clara Ind. e Comércio de Alimentos

3- SP Melitta do Brasil Indústria e Comércio

4- SE Indústrias Alimentícias Maratá

5- SP Cia. Cacique de Café Solúvel

6- SP Mitsui Alimentos

7- PR Café Damasco

8- MG Café Bom Dia

9- PB São Braz S/A Indústria e Comércio de Alimentos

10- MA Produtos Alimentícios Ribamar Cunha

Fonte: Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café)

    * Inclui somente as empresas associadas à Abic

Compartilhe

3 ideias sobre “Sara Lee Corp. anuncia aquisição da Café Damasco

  1. Gustavo Guimaraes

    Que pena, la se foi mais uma empresa Paranaense. A proxima sera sem duvida a Ouro Fino.

  2. CHC

    Gustavo, a Ouro já foi, a negociação já foi iniciada segundo boatos, a Coca-Cola é a provavel compradora. Vão os anéis e os dedos. Acorda Paraná!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.