Do Goela de Ouro:
Com a nova rodada do sobe não sobe, mas que sempre acaba subindo, é oportunidade para as partes envolvidas esclarecem definitivamente para toda a sociedade dois pontos que envolvem o pedágio. Os dois envolvem grana. A saber: como andam as tratativas para esclarecer ao distinto público sobre o passivo criado com a mudança da Taxa Interna de Retorno do investimento das concessionárias? Como lembram os economistas, a famosa TIR era de aproximadamente 20 por cento na criação do pedágio paranaense e, ao longo do tempo, foram gradativamente baixando, criando um passivo favorável ao Estado. Dois: quem tem razão no faturamento total ao longo de uma década? O Fórum contra o pedágio, que estima o total em 13 bilhões de reais, ou as concessionárias,que ficam com um número mais modesto, em torno de oito bilhões?
O goela de ouro deveria fazer um gargarejo, pois não tem a mínima idéia do que se passa.
A Taxa Interna de Retorno é fixa para cada projeto de investimento – mantendo-se estável no tempo, mantém o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Para isso que ela serve.
Outras Taxas Internos, com percentuais diferentes, dizem respeito a outros contratos.
O faturamento das concessionárias é um dado próximo do irrelevante: o que importa é a relação receita/despesas (tributos, amortização, juros, preço de outorga etc.). Por exemplo, um faturamento de 13 bi com despesas de 15 bi torna o faturamento imprestável.
Acordem cedo e estudem. Custa, mas vale a pena.
Com certeza é o Fórum.
a propia justiça esta concluindo que sim e de quebra os contratos nulos nesses 8 anos.
Vamos ver como é que o povo que está saindo vai
justificar.