10:5527 de novembro: dia de luta contra o câncer de mama

Pela causa:

Dia de luta contra o câncer de Mama
Ideia que surgiu no Paraná incentivando a prevenção agora é lei nacional para ajudar mulheres em todo Brasil

Uma das melhores formas de combater o câncer de mama,  doença que mais mata mulheres no Brasil, é a informação.
Gerar conscientização e levar a mulher a buscar a saúde preventiva é a lógica da lei da deputada Cida Borghetti, que institui o 27 de novembro o Dia de Luta contra o Câncer de Mama. Nessa data são realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção da doença. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Precisamos levar para o maior número de pessoas as informações corretas de como evitar essa doença”, afirmou Cida Borghetti. As ações contam com o apoio das primeiras damas dos municípios, que se reúnem com Cida para planejar as atividades a serem realizadas nas datas.
 Nos municípios, as secretarias de Saúde e da Mulher juntamente com as primeiras damas, realizam uma série de eventos para incentivar as mulheres a fazer exames preventivos. A campanha é identificada com o laço cor-de-rosa, símbolo mundial da campanha.
 O sucesso e os bons resultados da campanha se espalharam pelo Paraná e agora a meta é abranger o Brasil. O deputado federal, Ricardo Barros (PP), apresentou a lei que institui o 27 de novembro como o “Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama”. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 10 de dezembro de 2009.
“Ainda são poucos os casos diagnosticados em estágio inicial, enquanto que a grande maioria, já descobre em estágio avançado. No Paraná, todos os anos reforçamos a importância da nossa luta para conscientizar as mulheres sobre o perigo da doença e a necessidade de fazer o diagnóstico precoce. Agora o trabalho é a nível nacional”, Cida Borghetti.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.