9:31Bondinho das flores e livros

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

Bondinho da Rua das Flores será espaço de literatura
A Fundação Cultural de Curitiba inaugura neste sábado (20), às 11h, no centro de Curitiba, o Bondinho da Leitura. O tradicional bondinho foi reformado para servir como ponto de empréstimo gratuito de livros.  

O tradicional bondinho da Rua das Flores passou por obras de revitalização e a partir deste sábado (20) começa a funcionar como posto de atendimento para empréstimo gratuito de livros. O tradicional espaço que durante anos funcionou como ponto de lazer para crianças foi transformado no Bondinho da Leitura, integrando-se à série de ações do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.

O espaço vai funcionar nos moldes da Estação da Leitura instalada no Terminal do Pinheirinho. Quem circula pelo calçadão diariamente poderá emprestar livros de literatura de forma simples e gratuita, bastando apresentar um documento de identificação e informar o endereço. No acervo, os leitores poderão encontrar clássicos da literatura brasileira e universal, e obras atuais de autores brasileiros e estrangeiros. Estarão disponíveis 2.500 títulos para todas as idades. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30, e sábados, das 8h30 às 14h30.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, o Bondinho e a Estação da Leitura representam os esforços que estão sendo feitos para aumentar os índices de leitura entre os curitibanos. A Fundação também mantém o Biblioparque e as Casas da Leitura. “Nossa intenção é implantar postos de empréstimos de livros em toda a cidade, nos terminais, parques e ruas, facilitando o acesso e incentivando o hábito de ler”, diz Viapiana.

Recentemente, a Fundação inaugurou em parceria com a Vivo o Biblioparque, que também funciona como ponto de empréstimo de livros e ainda dispõe de uma estrutura para que a população possa retirar livros e desfrutar de uma leitura no parque. O Biblioparque é composto por um veículo movido a energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros, periódicos, ombrelones, cadeiras para adultos e crianças, pufs e mesas desmontáveis. O espaço funciona aos domingos, das 10h às 18h, atendendo diferentes endereços.

O programa Curitiba Lê, do qual fazem parte o Bondinho da Leitura, o Biblioparque, a Estação da Leitura do Pinheirinho e as 13 Casas da Leitura situadas nos bairros da cidade, engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. São novos espaços que têm como objetivo incentivar de forma ativa a prática da leitura e envolver a comunidade no hábito de ler. O programa também inclui outras atividades de incentivo, como as oficinas literárias e os ciclos de leitura.

História do Bondinho – O Bondinho foi instalado na Rua XV em 27 de outubro de 1973, na sequência dos trabalhos de implantação do calçadão da Rua das Flores, com a função de constituir um elemento de animação do coração da cidade. A proposta era ser local privilegiado para o atendimento de crianças, enquanto os pais ou responsáveis iam às compras ou realizavam outras atividades na área do calçadão. Na segunda metade da década de 1980, funcionou como Serviço de Informações e Turismo de Curitiba. Em 1989, foi recuperado e retomou sua função como espaço cultural.

Serviço:

Inauguração do Bondinho da Leitura

Local: R. XV de Novembro esquina com R. Ébano Pereira

Data: 20 de novembro de 2010 (sábado), às 11h.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30, sábados das 8h30 às 14h30.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.