11:04Silviano Santiago no Paiol Literário

Do jeito que veio:

O projeto Paiol Literário — promovido pelo jornal Rascunho, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná — recebe nesta terça-feira (16 de novembro), às 20 horas, o escritor SILVIANO SANTIAGO. Com mediação do jornalista e escritor Luís Henrique Pellanda, o encontro tem entrada franca e acontece no Teatro Paiol, em Curitiba.

Ganhador do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura pelo conjunto de sua obra, Silviano Santiago acaba de lançar a coletânea de contos Anônimos (Rocco). Poeta, professor, crítico literário e ensaísta, venceu três vezes o prêmio Jabuti — com Em liberdade (romance, 1982), Uma história de família (romance, 1993) e Keith Jarrett no Blue Note (contos, 1997). Pelo romance Heranças, recebeu o Prêmio ABL de Ficção 2009 e ficou entre os finalistas do Jabuti e do Portugal Telecom. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês e espanhol.

Silviano nasceu em Formiga, no interior mineiro, em 1936, mas passou a adolescência em Belo Horizonte. Formou-se em Letras Neolatinas na UFMG e fez doutorado na Sorbonne, em Paris. Manteve atividades docentes no Canadá, nos Estados Unidos e na França. Hoje vive no Rio de Janeiro e é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Escreve nos principais veículos da imprensa brasileira.

Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba 46 grandes nomes da literatura brasileira. A conversa começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.

Todos os encontros são reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br, mantido em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Dessa forma, os leitores que moram em outras cidades ou que não podem comparecer ao bate-papo conferem na internet os temas levantados nas conversas. Mais informações pelo telefone (41) 3213-1340.

Apoios e parcerias

O Paiol Literário é uma realização do jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná e com a Fundação Cultural de Curitiba. O projeto conta com o apoio de: Gazeta do Povo, Tchukon Terapias, Quintana Café & Restaurante e Livrarias Curitiba.

Serviço:

Paiol Literário, com Silviano Santiago e mediação de Luís Henrique Pellanda.

Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), (41) 3213-1340.

Dia 16 de novembro, terça-feira, às 20 horas. Entrada gratuita. Debate literário.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.