10:40Livros "Em conserva"

Do jeito que veio:

A editora Arte e Letra lança no final de novembro a coleção “Em conserva”. São cinco livros, alguns inéditos no Brasil, de autores clássicos da literatura mundial. Compõe a coleção o francês Émile Zola, o russo Liev Tolstói, o francês Jules Verne, o escocês Robert Louis Stevenson e os ingleses Charles Dickens e Wilkie Collins.  As obras passaram por uma seleção criteriosa. São textos importantes que trazem aspectos inusitados e quase desconhecidos dos autores.  Além disso, os livros da coleção “Em conserva” tiveram suas traduções feitas diretamente da língua original. E, com exceção a obra de Stevenson, todas as outras estavam fora de catálogo no Brasil.  Somado a isso, cada publicação vem dentro de uma caixa de metal que acompanha o design da capa. Uma embalagem diferente, que torna o produto atrativo para colecionadores, além de ser uma alternativa como presente para as festas de fim de ano.

——————-

A coleção “Em Conserva” é formada pelos seguintes livros:

As aventuras do grande Sidoine e do pequeno Médéric de Émile Zola

       O texto apresenta ao leitor um lado quase desconhecido de Émile Zola: a literatura fantástica. O francês conhecido por descrever a realidade de maneira direta e objetiva é o maior representante da escola naturalista. Mas em “As aventuras do grande Sidoine e do pequeno Médéric”, Zola se embrenha na fantasia.
       A narrativa apresenta a história de dois amigos nascidos no mesmo dia e criados como irmãos, mas que possuem uma singela diferença. Enquanto Sidoine é quase do tamanho de uma torre, Médéric é mais baixo que os menores dos anões. A dupla e suas peripécias pelos campos é uma obra rara que chega pela primeira vez ao Brasil com a editora Arte e Letra.

Nota falsa de Liev Tolstói

       Dividida em duas partes, Nota falsa é um dos textos pouco conhecidos de Tolstói no Brasil. A primeira parte traz as conseqüências de um ato ingênuo de Mitia: falsificar uma nota para pagar sua dívida com um amigo. Sem imaginar, o seu gesto inicia um rastro de violência e morte.
       A segunda parte segue a história de Stepan, que deitado na sarjeta é assolado pelo remorso de seus atos. Sem vontade para fugir é preso. E na prisão inicia uma jornada para se redimir e acabar com os demônios do passado.
      O livro traz críticas à religião e reforça a crença de Tolstói na capacidade do ser humano em encontrar a verdade. Escrita em seus últimos anos, a obra só foi publicada um ano após a morte do autor e permanecia inédita no Brasil.

Uma cidade flutuante de Jules Verne

       Jules Verne, visionário grande apreciador do progresso científico e tecnológico, transforma o gigantesco navio Great-Eastern em um dos personagens principais do livro. E é dentro deste “prodígio da engenharia” que Ellen Hodges descobre o amor da sua vida. O problema é que a bordo também está seu marido Harry Drake.
Em meio a essa confusão amorosa, surgem os presságios de que o navio está amaldiçoado. Um dos capitães morre afogado, um passageiro se perde nas profundezas do navio e um dos mecânicos sofre um acidente durante em uma das caldeiras. Amor, mistério e ciência como só Jules Verne poderia trazer.

O estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde de Robert Louis Stevenson

       Conhecido por aqui como “O médico e o monstro”, o texto ambientado em Londres, durante a Era Vitorina, conta a história do conceituado Dr. Henry Jekyll que durante suas experiências toma uma fórmula que o transforma no temível e violento Sr. Edward Hyde.
       A editora Arte e Letra optou por manter o título original da obra “The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde” em substituição ao “O médico e o monstro” como era conhecido no Brasil.
A obra de 1886 é uma das mais importantes da literatura inglesa, e até hoje é considerada um clássico no gênero de mistério. O sucesso é tão grande que o texto criou um jargão no inglês com a expressão “Jekyll e Hyde” usada para se referir a uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação.

A viagem preguiçosa de dois aprendizes vadios de Charles Dickens e Wilkie Collins

       Em setembro 1857, os escritores Charles Dickens e Wilkie Collins decidiram sair de férias juntos. Para fugir de lugares comuns, os dois escolheram passar um tempo em Cumberland, no norte da ilha britânica. O resultado do passeio da dupla de amigos é o quase desconhecido livro “A viagem preguiçosa de dois aprendizes vadios”. Collins assumiu a identidade de Thomas Idle (um vadio de nascimento) e Dickens a de Francis Goodchild (um vadio treinado).
       O texto, também inédito no país, é uma oportunidade para os leitores conhecerem um pouco mais a obra de Dickens – e não apenas seus textos consagrados como “Copperfield” e “Oliver Twist” –, e principalmente para descobrir Wilkie Collins – um dos mais populares romancistas e dramaturgos da época que praticamente não possui obras publicadas no Brasil.

——————-

Sobre a editora:

A coleção “Em Conserva” é mais uma aposta da editora curitibana Arte e Letra. No mercado há cinco anos, a Arte e Letra vem mostrando que há espaço e demanda para a produção literária que foge à regra comercial.

Nesse caminho a editora publica textos relevantes de autores brasileiros e estrangeiros, seja pela importância, pela qualidade, pela originalidade ou até pela obscuridade. Entre os trabalhos, destaca-se o resgate de livros essenciais para a literatura universal, como é o caso das “Novelas Exemplares” de Miguel de Cervantes, do “O Mistério da Estrada de Sintra” de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão e das “Cartas de Tolkien” de J.R.R Tolkien.

Já a iniciativa da revista de literatura “Arte e Letra: Estórias” possibilita aos leitores oportunidades de conhecer autores e artistas de vários países. A publicação trimensal traz contos, ensaios e ilustrações. Trabalhos, em sua maioria, desconhecidas no Brasil. A revista, que está na sua 11ª edição, completa três anos em fevereiro sendo reconhecida como uma das publicações mais importantes do mercado.

Outra característica das publicações da Arte e Letra é o cuidado gráfico. A atenção aos detalhes e os esforços da editora são voltados para possibilitar ao leitor a melhor experiência visual. Sabia mais da Arte e Letra no endereço: http://www.arteeletra.com.br/

***** Produtos disponíveis a partir de 30/11/2010 *****

Compartilhe

2 ideias sobre “Livros "Em conserva"

  1. Gabriela

    ótima dica.
    entrei no site da editora e vi alguas fotos, a coleção está linda.
    Será que a coleção vai continuar?

    com certeza terei os 4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.