8:20Em livro, as melhores entrevista do Rascunho

Do jeito que veio:

Nesta terça-feira (9 de novembro), a partir das 19h30, no Quintana Café & Restaurante, acontece o lançamento do livro As Melhores Entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial), organizado pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda. O livro reúne depoimentos de 15 escritores brasileiros, de novos autores, como Altair Martins, a nomes consagrados, como João Ubaldo Ribeiro, Cristovão Tezza e Milton Hatoum. A publicação da coletânea coincide com os dez anos de existência do jornal literário Rascunho, que, nesse período, tornou-se uma referência quando o assunto é a literatura contemporânea.

O primeiro volume do livro apresenta entrevistas realizadas com: Altair Martins, Bernardo Carvalho, Cristovão Tezza, Elvira Vigna, Fausto Wolff, Fernando Monteiro, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, José Castello, Luiz Ruffato, Mario Sabino, Milton Hatoum, Nelson de Oliveira, Sérgio Sant’Anna e Wilson Martins. O segundo volume da coletânea tem previsão de lançamento para meados de 2011.

As Melhores Entrevistas do Rascunho é um projeto que não seria possível sem a persistência do editor do jornal, Rogério Pereira, que driblou o fechamento da publicação mesmo quando o bom senso indicava esse caminho. A teimosia, porém, nunca foi só dele, como lembra no prefácio o organizador da obra: “Se há algo realmente importante a declarar sobre o Rascunho é que ele só existiu e perdura graças à colaboração gratuita e apaixonada de diversas e incontáveis pessoas”. 

Sobre o jornal Rascunho: O Rascunho, que nasceu como suplemento do Jornal do Estado, surgiu no início de 2000 em Curitiba. Hoje é um dos veículos literários mais importantes do país. Mas não foi sempre assim. Quando circulou pela primeira vez, em 8 de abril de 2000, o jornal parecia condenado ao mesmo destino de muitas outras publicações do gênero: uma morte tão rápida quanto certa. Ao contrário de todas as previsões, no entanto, teve a audácia de sobreviver e se transformou em uma aventura editorial que — teimosamente — já dura uma década.

Sobre o organizador: Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. É escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. Coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve, também atua como subeditor e colunista do jornal literário Rascunho. É autor do livro de contos O Macaco Ornamental. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, trabalhou nas redações dos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. 

Sobre a editora: A Arquipélago Editorial se dedica à publicação de livros de não-ficção, especialmente nas áreas de reportagem, história, crítica literária e ensaio de humanidades. Com apenas quatro anos de existência, já conquistou alguns dos mais importantes prêmios do país, como o Jabuti, o Açorianos de Literatura e o Esso de Jornalismo.
Serviço:

Lançamento do livro As Melhores Entrevistas do Rascunho

Local: Quintana Café & Restaurante – Avenida Batel, 1.440

Data: terça, 9 de novembro

Horário: a partir das 19h30

Editora: Arquipélago Editorial

Preço: R$ 39,00 

Quintana Café & Restaurante – Avenida Batel, 1.440 – (41) 3078-6044  (41) 3078-8944

*Estacionamento: Silveira Peixoto, 1197

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.