7:01Dilma lá e nós aqui

por Roberto Elias Salomão

Chegamos ao fim da campanha presidencial mais sórdida do período pós-ditadura. Aquilo que o alagoano (embora nascido no Rio) Collor de Mello fez em 1989 é fichinha perto do que o paulista bem nascido Serra e seus apoiadores perpetraram em 2010. Já se falou muito sobre isso, e não é o caso de insistir sobre a torpeza. Dilma ganhou por larga margem e isso é o mais importante.

Porém, como não sou a presidente Dilma, não tenho nenhuma obrigação de estender a mão num gesto de conciliação. O prejuízo para a democracia e a ética produzido por personagens e instituições como Índio da Costa, padre Luizinho, Rede Globo, Veja, Folha de S. Paulo, o Papa Ratzinger e muitos outros, além, é claro, do próprio Serra, é incalculável.
Da minha parte, não esqueço e não perdôo.

O prejuízo é real. Nem bem a eleição terminou, começou pela internet uma campanha de extermínio moral e físico dos nordestinos, como se estes fossem “culpados” pela vitória de Dilma. A pronta reação de internautas sensíveis e democráticos fez com que esses twitteiros desclassificados apagassem suas mensagens, chegando uma delas a pedir
desculpas pelo… “deslize”.

Bem a propósito, a “Gazeta do Povo” fez uma reportagem na terça- feira, 2 de novembro, mostrando que Dilma ganharia mesmo sem os votos do Norte e do Nordeste. Belíssima lembrança. Só me resta acrescentar, eu que sou paulistano e que lá vivi metade da minha vida, que a manifestação de nossos irmãos nordestinos e amazônicos deu um colorido especial à vitória.

O fato a ser enfatizado é que a campanha Serra, da forma como foi conduzida, deu a senha para esse pessoalzinho, liberou seus baixos instintos. Serra e os demais citados mais acima são os responsáveis por esse eclosão de ódio, de intolerância e de preconceito.

Muito oportuna a entrevista concedida pelo ex-presidente FHC à “Folha”. Lendo-a, ficamos sabendo que o PSDB e seu candidato deveriam ter defendido as privatizações, que Serra foi apenas “razoável”, que a questão religiosa nunca deveria ter se tornado o eixo da campanha. FHC defende que o PSDB faça a defesa de seu programa desde já, sem esperar pelas eleições de 2014.

Um debate político sério deixaria evidente que nosso verdadeiro adversário é FHC. Como o debate não foi feito, devido ao afã tucano de despolitizá-lo, tivemos de nos contentar com Serra.

Sobra para nós, que estamos aqui, a convicção de que não podemos mais ficar à mercê de sustos provocados por temas como aborto, luta armada contra a ditadura, controle social dos meios de comunicação, união
civil de casais homossexuais. Precisamos discutir e defender abertamente essas bandeiras. É Dilma lá e nós aqui.

* Roberto Elias Salomão é jornalista e trabalha para o Partido dos Trabalhadores do Paraná

Compartilhe

24 ideias sobre “Dilma lá e nós aqui

  1. Frik

    A campanha foi mais suja ainda do lado governista – o affair (ou factóide como queiram) Paulo Preto ; as patrulhas no estilo stalinista; a mobilização dos currais do Partido “que é integrado por assaltantes, um ajuntamento de máfias regionais” (é, ele mesmo – o ‘velho de guerra’) ; a presença constante do Sr. Presidente (que deveria, pelo menos no horário de expediente, estar governando (ou fingindo governar) o País: campanha portanto viciada na sua essência … O silêncio constrangedor sobre os escândalos reais envolvendo a Casa Civil, a cúpula dos Correios (que o Sr. Presidente não exonerou para evitar maior repercussão – para “não atrapalhar a campanha da Companheira”) – Subestimando a capacidade intelectual e discernimento ético do eleitorado que eles julgam ser algo manipulápel como um rebanho ovino ; as pesquisas ‘dirigidas’ que induzem a responder aprovando o Governo (e onde estão aqueles [indices de popularidade acima de 80% se o resultado final foi 55-44, e nas cidades grandes até 30-70 ou perto disto de vantagem para o candidato Serra

  2. sfrota

    Pessoalzinho é a mae. Ler as bobagens acima so aumentam a minha desaprovacao pelo PT. Veremos daqui a alguns meses se a sua endeusada Dilma e tudo isto que conseguiram plastificar para o povao. Ai sim o pau mandado do PT podera voltar a despejar sua magoa. o PT e uma peste dificil de exterminar, porem nao impossivel. Espere para ver.

  3. Pinguela

    De fora parte o exagero, pois não existem vestais na política e muito menos nas campanhas, a democracia implica que a maioria num pleito fique com as batatas. Que façam um bom ensopado para amenizar a fome de justiça da sociedade. O petismo no poder ao lado do mensalão, sanguessugas, aloprados, dólares na cueca, taxa de sucesso, melhorou a vida das camadas mais desfavorecidas, ajudado pela conjuntura internacional favorável e por um instrumento social criado em governo anterior – o bolsa-familia. Mas também favoreceu – e como – os mais ricos. Reformas não fez nenhuma prometida. Obras, poucas. Os tributos exorbitantes, os juros escochantes, a criminalidade assoberbante. Educação, saúde e segurança públicas deficientes. A vitória eleitoral por margem em torno de 10 % não deve suprimir a humildade de que mais de 40% da nação teve outro posicionamento e que o Brasil tem sérios problemas de corrupção e injustiça social e deve ser governado para todos. Chega de politicagem, vamos ao trabalho. Os outros povos estão indo na frente, precisamos tratar de nosso povo.

  4. Luiz Francisco Costa Vaz

    Zé, foi muito bem lembrado, bem escrito e oportuno esse texto assim como outros, por isso acompanho seu blog. Tenho ainda a pretenção de resaltar que esse bem nominado”pessoalzinho” preconceituoso deveria se conformar que o coronelismo acabou e que para representar o povo brasileiro é preciso de votos, carisma, um plano de governo e principalmente respeito por cada cidadão, independente de cor, credo ou região em que habita. Acredito que a maior lição que devemos tirar é a seguinte. O Brasil esta mudando e o povo esta vendo a importância de seu voto. Ruim para os politicos de carreira, mas muito bom para oportunizar caras novas que assim como as velhas devem ser fiscalizadas e cobradas sobre suas responsabilidades.

    Mais uma lembrança importante é que para criticar ou parabenizar alguém tenho nome e sobrenome, diferente dos covardes que criticam mas não se identificam. Por essas e outras que admiro os militantes do PT, pois dão a cara a tapa expondo oque pensam.

  5. jose

    ZB, alguns não conseguem entender o sentido democrático do blog, o tal do luiz francisco vaz, por exemplo, é figura pública, acho que ainda é secretário geral do pmdb de Ponta Grossa,m portanto tem a obrigaçã de se identificar; nós não, somos anônimos que muitas vezes temos apenas espaços como este para nos expressarmos.

    Se colocarmos nossa posição no trabalho por exemplo, seremos no mínimo hostilizados e quem trabalha em governos sabe bem como isto funciona.

    Além do mais, o tal “pessoalzinho” não criou sarney, collor, renan e afins, também não foi responsável pela erenice e seus filhos, muito menos pelo mensalão, dólares na cueca e enriquecimento não explicados…aproveita e nos explica também a origem dos dólares aprendidos com os aloprados naquele famoso caso dos dossies…

    O salomão mostra sim o rancor que existe no pt contra todos os que que não são lenientes que as falcatruas, as mentiras descaradas.

    Desafio-o, salomão a ler e comentar o que está escrito em

    http://www.escandalodomensalao.com.br/

    Por favor, conteste item a item, com fatos e argumentos, como sempre fazermos por aqui.

    Aliás, me mostra um só documento de qualquer grupo daqueles que dilma fe parte que mostre a defesa da democracia. A luta armada houve sim e vamos parar definitivamente com esta mentira de que “ela lutava pela liberdade”, ela nunca lutu pela liberdade, aliás onde ela estava quando huve o impeachment do collor? Ao lado dele, ela era do pdt, lembra?

    Quer mais?

    O pt era cntra a cpmf, em duas ocasiões, em dois governos diferentes foi contra, do que reclamam agora?

    O pt foi contra a constituinte, é fato.

    O pt foi contra e fez campanha contra o Real, é fato.

    O lula era contra os programas sociais do fhc, chamava-os de eleitoreiros, é fato.

    Se não puder responder serenamente o que está escrito aqui, nos poupa de seu rancor, escreva só para os idiotas que acreditam em vc.

  6. Zóio da Sete

    Muito bom o artigo. Só quem não vai gostar é a turma da direitona reacionária. É muito para eles um terceiro governo de esquerda. Temem a extinção

  7. rosemeri

    Um presidente jogar todo o peso da máquina pública na eleição,fazer campanha em horário de trabalho(siiimm,ele DEVERIA trabalhar pelo País!) virar cabo eleitoral sem o menor pudor,se esganiçar pedindo o extermínio de partidos políticos,adversário e imprensa não é campanha suja?
    Ah,esqueci…como é do PT não tem problema,eles podem,são os puros,os escolhidos… Fosse outro…
    É esse tipo de mentalidade que me faz cada vez mais sentir náuseas ao ler ou ouvir os paladinos impolutos e santificados que militam na guerra em defesa do povo(hahahaha).Como se o PT ainda fosse(se é que um dia realmente foi) paradigma de honestidade e decência!São tão corruptos,venais e hipócritas quanto “os outros”.
    Os rôtos falando dos esfarrapados!!!!

  8. Palotina Forever

    Por essas e outras o PT no Paraná não se cria. Reduzir tudo à vendetas ideológicas é de um simplismo comovente e conveniente para esse pessoal que quando era oposição só acertava da cintura para baixo.

    “temas como aborto, luta armada contra a ditadura, controle social dos meios de comunicação, união
    civil de casais homossexuais. Precisamos discutir e defender abertamente essas bandeiras”

    Pois é.
    Uma oposição de verdade também precisa defender uma bandeira contrária a isso tudo.

    Democracia é isso.

    Só quero ver como o PT vai administrar o conflito óbvio com o PMDB (que não dá ponto sem nó). Aliás, o conflito já começou e o partido da estrelinha vermelha vai ter que dançar um “rebolation” para não servir novamente de “escada” para os fisiologistas do PMDB.

    Se cuida Dilmão, o Temer vai ficar 4 anos fungando no seu cangote !!

  9. furacãonacopa..

    Um dos motivos pelo qual Dilma foi eleita, foi a sórdida campanha difamatória.
    Enquanto, a oposição proceder assim, com preconceito e ódio, SEMPRE perderá às eleições.
    Qto aos nordestinos, se eles não votassem, Dilma ganharia do mesmo modo.

  10. jose

    ZB, resolvido o problema com o teclado, tenho mais uns pontos para contestar o bravo salomão:

    O collor que tanto “mal” fez ao lula, hoje é seu aliado e manda num pedaço da Petrobrás…e os sindicalistas nada dizem…

    Dilma ganhou com 41% dos votos (sim, somos 135 milhões de votantes), portanto não foi tão “larga margem” assim, aliás o número dos que não concordam (votaram contra, em branco, abstiveram ou anularam) é bem maior, coisa de 80 milhões de “pessoalzinho”…

    Prejuízo à democracia são os blogs pagos, como do nassif por exemplo, aliás, salomão, aproveita a oportunidade e explica o perdão da dívida do nassif junto ao BNDES, explica também os contratos imorais dele com a Petrobrás e a EBC.

    Prejuízo à democracia é um Presidente da República agir como torcedor e animador de campanha de sua candidata. Vcs foram inconsequentes e criaram uma oportunidade única para que políticos possam a partir de agora entrar de corpo e alma em campanhas de seua aliados. Lembre-se, 10 Estados, com um número considerável de eleitores não aprovaram o sr. lula e reprovaram dilma e seu planos.

    Prejuízo à democracia é o tal do PNDH3, controle social da mídia é eufemismo para censura, que no fundo é o que vc deseja.

    Talvez esta seja a diferença fundamental entre nós, eu lutarei sempre para que vc possa escrever e falar o que pensa, vc luta o tempo todo para me calar…fui claro ou preciso desenhar?

    Aliás, o petista rui falcão foi obrigado a dar direito de resposta por ter feito mal uso do twitter…e não adiantou remover o que havia escrito, foi punido mesmo assim.

    Quem sempre pregou o ódio, o preconceito e a intolerância também está na base de seu partido, exemplo: o mst, farc, a defesa de ditaduras como a cubana e de terroristas também. Aliás, quem dividiu o Brasil em pobres e ricos, pretos e brancos, nordestinos e sulistas foi o discurso raivoso de seu chefe, o sr. lula que sempre que pode tenta criar a discórdia entre brasileiros, separando-os por sua origem.

    Posso dizer que tenho amigos no Brasil inteiro e não sei porque vcs insistem em querer este separação. Nós não queremos esta discórdia, queremos o Brasil inteiro, para os Brasileiros, não só para os petistas…

    Lula também privatizou, pedagiou e vcs nada falaram, me explique esta “lógica”, fhc não podia privatizar e lula pode?

    Fhc não é adversário, é amor platônico de vcs, não conseguiram derrotá-lo, copiaram seus programas, adotaram e adoram sua política econômica e o criticam????

    Se fhc é o problema, porque vcs não propõem um debate entre ele e lula? Eu apóio desde já!!!

    Por fim, não questiono se vc é favor ou contra o aborto, questiono o oportunismo em mudar de opinião apenas para não perder votos, isto é atitude covarde de quem tem medo de falar a verdade.

    E concordo com vc: dilma lá e nós aqui, bem longe, graças a Deus!!!

  11. Omero

    Com o devido respeito, o Salomão, em seu artigo, olhou só o que lhe interessa e ao seu grupo. Olhou com o ‘olho da esquerda’ e, obviamente, fechou o da direita. Por isso, para ele, só tem um lado bom nessa história: o petista.

    Se tivesse olhado com os dois olhos, vivamente, sem preconceitos, veria muito mais do que o seu restrito mundinho. Teria uma noção maior de democracia, de respeito ao eleitor, de ética, de respeito à Constituição da República e tantos outros itens indispensáveis para um bom democrata.

    Esta foi, sem dúvida, a pior eleição do pós-regime militar. Porém, não podemos nos esquecer que em todas elas, o PT sempre deu a sua contribuição negativa, raivosa e antidemocrática.
    Salomão, meu caro, todos os partidos hoje estão de mal a pior. Está faltando sim, consciência política, responsabilidade social – sem populismo -, interesse democrático – sem espertezas… -, enfim, está faltado ESTADISTAS!

    O Brasil não vem formando novos políticos de qualidade, sem vínculo ou grau de parentescos com os que aí estão. Raras exceções. Os universitários não querem nada com a política partidária. Os ‘caras-pintadas’ foram uma farsa momentânea a serviço – e por ingenuidade – dos oportunistas da época, inclusive o grupo dos ‘anões do orçamento’, no Congresso, que pediram a cassação de Collor – hoje, amigo e aliado do Presidente.

    E, dessa forma, o que temos visto, é essa aberração a cada quatro anos. Com o devido respeito, o PT só ganhou porque foi Lula que desceu à rampa do Palácio do Planalto para carregar sua candidata pela mão Brasil afora – e às vezes no próprio colo -, usando do poder do cargo e da máquina pública, como nunca antes na história desse país.

    Certo ou errado, a história dirá. Portanto, à sua louvação aos méritos petistas desfazem-se como nuvens empurradas pelo vento. Ventos da democracia… Ou teria esse artigo outros interesses rumo à Capital Federal?

  12. cuspiu pra cima

    felizmente aqui essa sua cascatarada não vingou salomão. vai dormir. ou melhor, vai pro tocantins, com o Osmar.

  13. furacãonacopa

    É isso!

    aliás, deveriamos copiar o modelo norte-americano e fundar o partido republicano!
    De quebra, elegeríamos Bush presidente da república sulista!

    AFF…

  14. Parreiras Rodrigues

    …Os universitários não querem nada com nada…os cara-pintadas foram uma farsa momentânea.

    Uma semana antes da eleição estive na Universidade de Maringá. Passei a tarde inteira lá. Tem lá mais automóveis que toda Campo Magro, acho. Não vi um único adesivo de quem quer que seja…

    Fiquei preocupado.

  15. furacãonacopa

    Ah..e ficaria terminantemente proibido (por decreto bushniano) passar férias no nordeste!
    Para prestigiar a “terra nostra”, férias só em Matinhos Beach!
    Viva a República Sulista! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. jota

    O tal de Salomão, não poderia ficar diferente em suas opiniões, pois, é assalariado do PT e com toda razão tem mesmo é que defender o seu no final do mês. Somente não pode querer que o resto do mundo comungue com suas opiniões que eu particularmente não aceito , pois uma das razões de não aceitar é o próprio PT, pois quando foi oposiçao falou tudo e de todos de forma diversa do que fez até hoje, caindo como todos num ninho de currupção e compadrios e nepostismo. O pior de tudo é que o lider LULA sabia de tudo e jogou areia como o gato faz no cocô. A atitude do Presidente de achar que só êle sabe e sabe mais do que todos causa repulsa, não por inveja, porque invejar o vazio e o nada não existe, mas sim pela prepotência de se achar melhor que os outros, coisa que você sabe não ser verdade. Levou sorte de ter uma equipe que sustentou um programa econômico do FHC e que deu certo, quando antes criticaram . Não é preconceito, é sim constatação, nós aqui de São Paulo para baixo, trabalhamos para aumentar a produção do país e muitas vezes o atual governo não acredita nisso. Lembrem que o LULA veio ao Paraná poucas vezes nos dois períodos de governo e só na campanha bateu o recorde. Isot é inexplicável, só veio por interese em votos. Estas atitudes do PT são iguais dos demais, o que irrita é que êles (vocês) querem que nós aceitemos tudo que vocês fazem como perfeito e certo, não é bem assim. Daí Salomão, tchau e benção fique com Deus se é que você acredita.

  17. swissblue

    Os comentarios desarmaram o jornalista que diz trabalhar (?) para o PT.
    Deve estar abatido com tantas verdades que leu aqui. Adorei. Para um estrangeiro ver esta lenga lenga de que Lula e o cara, uma pequena correcao. Sim por aqui todos querem saber, ver o torneiro mecanico que virou presidente. Pura curiosidade. Nada mais. Gostamos do excentrico. Por algum tempo vamos querer conhecer o poste que virou presidente, digo presidenta, como os petistas gostam de dizer. Logo tambem ficaremos enjoados.

  18. Pedro Malazartes

    O José escreveu direitinho o que penso bagunçadamente. Mas vejo nas letras de Salomão, e ainda firmando-se como assessor petista, um lance puxa-saquista de quem espera reconhecimento do governo entrante.
    Decodificando linha a linha, nada ele produziu que edificasse a vitória da candidata sacada do bolso do colete do tirano, à moda da ditadura da milicagem de 64-85.
    Dilma, Salomão, entrou no partido que ajudei a fundar décadas atrás, somente em 2001. E sabe-se lá por quais razões, passou para trás históricos e honrosos nomes, raros registre-se, para se transformar na candidata in pectore de Lula.
    Ela, conforme-se, não fosse o caixa 2 para campanha estufando de dinheiro, de procedências esquisitas até, e o presidente não tivesse se despido da toga magistral, como FH fêz, e se transformado em piruliteiro de campanha, esbofeteando a Constituição pois se valendo da estrutura do governo (leia-se dinheiro nosso) não se elegeria, pelo seu próprio nome, vereadora em Tunas.

  19. Omero

    Agora, na Capital dos paranaense, 23h09. O Salomão está indo dormir de orelha quente!
    E já que foi pisoteado pela verdade dos fatos, e como bom petista, será brindado – quem sabe? – com um cargo na outra capital: da República…
    Mercadante também sabia que perderia a eleição para o governo de São Paulo. Mas aceitou concorrer para perder. Isto porque, no PT, quem perde, no fundo, no fundo, bem lá no fundo, GANHA!
    Portanto, o texto acima e a avalanche de comentários está servindo de passaporte para o futuro, não é mesmo Salomão?
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.