14:27Existe – e fica a 378 km

Do descobridor do Cabral: 

Um carro estacionado em frente à Cachaçaria Mambembe, no Juvevê, hoje, na hora do almoço, chamava a atenção de fregueses mais atentos. Não pelo ano de fabricação ou beleza, mas pela placa: PR – Marquinho. Muita gente estranhou: existe tal município? A resposta, que não veio do Google, mas de um mapa atualizado do Paraná, é sim. Desmembrado de Cantagalo, foi criado no dia 22 de junho de 1994. Em 2007, tinha uma população de 5.205 habitantes. Fica no centro do Estado, a exatos 378 km de Curitiba. Agora com ajuda do Google: quem nasce em Marquinho é marquinhense. Marquinho não é o diminutivo de Marco, vem de marca, da demarcação de limites territoriais.

Compartilhe

7 ideias sobre “Existe – e fica a 378 km

  1. nelson padrella

    Meu medo é que o município de Palmeira, onde passei os anos de minha adolescência, venha a ser desmembrado em municípios de Cantagalo, Passo do Pugas, Lago e Colônia Francesa.

  2. Charles Friedrich Junior

    É os comentários da Madahelena e da Jucimary, confirmam, aquela região já contribuiu muito com o aquecimento global e alterações no efeito estufa, pois era grande a emissão de fumaça…de pólvora.

  3. Carlinhos

    Pela história da colonização do Paraná, não foi só Marquinho que contribuiu para o “aquecimento global”. Em algumas ciades faltou polvora.

  4. jucimary

    O alcaide saiu correndo da festa qdo viu a coisa feia, a igreja dispunha de cerca de arame farpado, na qual ele ficou pregado pós tiros nas costas… e acabou-se a festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.