18:09De bicicleta, atropelado

Do jornalista Luiz Andreoli:

Fui atropelado pelo ônibus Vila Sandra, CC 161, 17h10 de ontem, sexta,  na Av. Batel, Curitiba, capital do Paraná. Veículo da Viação N. Srª Luz (www.avluz.com.br). Estava de bicicleta. Motorista disse: “Bicicleta não tem que andar aqui na rua” – e fugiu. Estou bem. Os danos materiais. Ignorância assusta. Fiz Boletim de Ocorrência. Quando escutarem campanha da prefeitura de Curitiba falando sobre incentivo ao uso de bicicleta, tenham certeza: é demagogia. Se os profissionais do trânsito que prestam serviço para a  prefeitura não sabem respeitar o ciclista, qualquer outra iniciativa é burra. Para lembrar: o veículo deve respeitar a distância de um metro e meio do ciclista. Desrespeito é infração média.

Compartilhe

4 ideias sobre “De bicicleta, atropelado

  1. Guilherme Sell

    Bem Vindo ao Clube! Passei por algo parecido, vão “apurar” mas no final não dá em nada. Ou fatiam o miserável salário do motorista.

  2. Luiz Andrioli

    Guilherme. Obrigado pelas boas vindas ao clube. Sei que não vai dar em nada, pena. O que me assustou não foi o choque contra o ônibus, já que me safei por sorte um um tantinho de perícia. O que me “atropelou” pra valer foi a convicção do motorista de que ciclista não deve pedalar na rua. Se ele pensa isso, quer dizer que a empresa pensa igual. Ou seja, existem outros motoristas mal treinados agindo da mesma forma. É todo um sistema pago com nosso dinheiro que vai contra a lei básica do trânsito: o maior deve proteger o menor, sempre. Em resumo, fui atropelado pela ignorância do sistema que cada vez mais entulha as ruas de carros, ônibus, motos e truculências… Continuo de bike, andando pela direita e pedalando a favor de um trânsito mais harmonioso.

  3. meandros

    Isso assusta, de verdade. Realmente os motoristas de ônibus não sabem compartilhar a via com ciclistas. Os do ligeirinho especialmente. Contrariado, sabendo que tenho razão, abro mão dela e prefiro parar a bicicleta de deixar os ônibus passarem. Gostaria muito que não fosse assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.