17:41A Rodovia Interportos, a ponte sobre a Baía de Guaratuba e o projeto de licitação do Governo

Projeto da ponte sobre a Baía de Guaratuba

O projeto da Rodovia Interportos que corta o litoral paranaense de sul a norte passando pelos terminais marítimos de Pontal do Paraná (futuro), Paranaguá e Antonina é visto pelo secretário dos Transportes Mario Stamm como fundamental para o desenvolvimento paranaense por possibilitar que o litoral do Estado entre na briga pelo embarque de contêineres que é o tipo de transporte de mercadorias que mais cresce em todo o mundo. Como parte dele está outro, o da construção da ponte com 800 metros sobre a baia de Guaratuba (previsto na Constituição Estadual de 1989) e a ligação Antonina /BR-116. Para a viabilização da obra, que será a primeira autoestrada paranaense, o edital da Secretaria dos Transportes foi dividido em cinco lotes e cada um deles terá um lote ambiental. Os 90 km da Interportos (sem incluir a ligação entre Antonina e a BR – 116, que ainda está em estudos) terão pista dupla e respeitarão estações ecológicas, parques naturais e florestas ao longo do trajeto. Em pontos críticos como a ligação direta da BR – 277 com Antonina, a estrada será construída sobre pilotis.  “Estamos deixando para o próximo governo o projeto de uma obra ecologicamente correta que fará as funções da inexistente BR – 101 no Paraná, colaborando para retirar o tráfego pesado da Região Metropolitana de Curitiba”, afirma Mario Stamm, que é defensor da criação de um Banco de Projetos Viários que promova estudos visando a acessibilidade a todas as regiões paranaenses.

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3 ideias sobre “A Rodovia Interportos, a ponte sobre a Baía de Guaratuba e o projeto de licitação do Governo

  1. antonio carlos

    Pena que estes delírios só apareçam em fim de governo, por quê a tal rodovia não foi proposta antes? Como acredito que quem na ilusão vive no desespero morre, não acredito que tal rodovia vá sair do papel nunquinha da silva. Aviso que tenho casa em Guaratuba, ou seja, se tal rodovia um dia existisse o meu imóvel seria supervalorizado. Mas como não acredito em Saci Pererê e Papai Noel, só acredito no dia em que vir a obra pronta. Será que ela vai demorar o mesmo tempo que a avenida Paraná levou para ficar pronta? Então será lá por 2050. ACArlos

  2. [email protected]

    Náo sei sobre a viabilidade do projeto, mas adorei a idéia de criação de um Banco de Projetos Viários. Excelente proposta, principalmente se tiver um gerenciamento técnico e acadêmico, com envolvimento de todos os órgãos envolvidos, universidades, entidades da sociedade civil neste gerenciamento. Discutindo abertamente em audiências e avaliações públicas.

  3. Patrick

    E a redução do pedágio que o secretário disse que haveria no governo Pessuti? Eles apenas tomaram um cafezinho juntos?? Agora vem com esse outro factóide?? por favor!

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