17:44Vox Populi?

por Fernando Rodrigues, na Folha Online:

Pesquisas funcionam como fator mobilizador
Vox Populi também é contratada pelo PT e resultado animará militância de Dilma 

Não vem ao caso se as pesquisas acertaram ou erraram nos diagnósticos do primeiro turno. O fato é que há uma obsessão por sondagens eleitorais na política brasileira. Nesse sentido, o Vox Populi (contratado do PT e da campanha de Dilma Rousseff) ajuda a turbinar a campanha da petista ao dizer hoje (19.out.2010) que ela tem 57% dos votos válidos contra 43% de José Serra (PSDB). 

Não custa lembrar que o Vox Populi foi dos principais institutos de pesquisa o que mais se distanciou da realidade nos dias que antecederam o primeiro turno presidencial de 3 de outubro. Agora, nada impede que esteja certo. Aqui, todas as pesquisas deste ano de 2010 

Do ponto de vista da política eleitoral, da campanha, a pesquisa Vox Populi realizada nos dias 15 a 17 de outubro serve como alavanca para a militância petista. 

Houve grande desmobilização por parte do PT e do PSDB nos dias que sucederam ao primeiro turno. Os bons percentuais em pesquisas servem para galvanizar apoios –no caso, para Dilma. Os militantes ficam mais animados. E, é claro, na campanha com menos pontos na pesquisa, o efeito é oposto.

Para terminar, não dá para deixar de relatar a piada de hoje em Brasília quando saiu a pesquisa Vox Populi. Um gaiato que acompanha política há décadas disparou: “Você viu? O Vox Populi está dizendo que a Dilma ganhou no primeiro turno”.

Compartilhe

3 ideias sobre “Vox Populi?

  1. antonio carlos

    Os pestitas contrataram o instituto que mais errou nos resultados das eleições, por quê será? Será que a a vox populi do Vox Populi é mesmo a voz do povo? Duvido muito. ACarlos

  2. Tia Cotinha...

    Zé Beto…”esse menino”! Não faça isso, não acredite em tudo que publicam na internet.

    Ao contrário do que vc noticiou, do blog do Fernando Rodrigues, a pesquisa Vox Populi não foi encomendada pelo pt, mas pelo “Internet Group do Brasil”, segundo o site Terra.

    Quem quiser confirmar essa informação é só consultar no endereço do Terra. Fica muito feio, “esse menino” como um jornalista com credibilidade, revelar uma tendência política.

    Sua reação partidária demonstrou o desespero da derrota anunciada. Faça como o Campana assuma o Serra de corpo e alma. Não vou ficar chateada por isso.~Mas eu não gosto de mentira e malcriação.

    Só por cuasa disso não vou lhe mandar beijos.

    E.t Zezinho cheque as informações, antes de publicar. Você um bom menino.

    Tia Cotinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.