18:01Pesquisas para mudar pesquisas

Da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná:

O diretor-presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, defendeu nesta quinta-feira (7), em entrevista ao Telejornal da TV Sinal – Som, Imagem e Notícias da Assembleia Legislativa do Paraná, mudanças na legislação eleitoral que tratam da divulgação de pesquisas no Brasil.
Para Hidalgo, as pesquisas eleitorais estão sendo, atualmente, usadas de forma errada. “Os políticos utilizam as pesquisas como propaganda e como ação de marketing e não como uma ferramenta de informação e planejamento”, disse em entrevista ao jornalista Ney Hamilton.Hidalgo acredita que as reclamações quanto às pesquisas divulgadas no Paraná, nesta última eleição, são injustas. “A mídia e os políticos esquecem o que fazem ao longo do dia da eleição, o que altera profundamente os resultados”, argumentou.
O diretor sugeriu que os políticos que assumirão seus cargos em Brasília, a partir do ano que vem, rediscutam a questão com a Justiça Eleitoral, definindo novas normas e regras.
Entre as alterações, Hidalgo sugere a proibição o uso de comerciais que tragam dados sobre as pesquisas em programas eleitorais e também da divulgação de panfletos.

 

O diretor do Paraná Pesquisas disse ainda que são raras as falhas nas pesquisas eleitorais, já que seguem processos científicos. Ele lembrou que os políticos questionam o resultado das pesquisas, mas esquecem que eles têm o direito de analisarem os questionários 30 dias antes de serem aplicados, além de terem autorização para fazer visitas às empresas. “Mas nada disso é feito”, disse.

5 ideias sobre “Pesquisas para mudar pesquisas

  1. Iaco

    Parabéns pela iniciativa, Murilo.
    Compartilho de tuas idéias sobre a não divulgação dos dados.
    Grande abraço.

  2. Parreiras Rodrigues

    Sim, pesquisas só as internas e para consumo próprio. Para os candidatos nortearem as suas campanhas. Não para influir abobados de enchente.

  3. OGARITO LINHARES

    PARABENS AO MURILO

    A DISCUSÃO DO USO DAS PESQUISAS ELEITORAIS DEVE E PRECISA SER REVEVISTO PÉLA LEGISLAÇÃO ELEITORAL BRASILEIRA , CASO CONTRARIO ELAS SERÃO USADAS DE FORMA DISTORCIDA , ONDE SE APRESENTA UM CENARIO QUE É UMA PROBABILIDADE COMO SE FOSSE ALGO COM O DETERMINISMO DO DESTINO

  4. Maria Luisa

    Murilo vendeu a alma e encheu as bordunas de dinheiro com a campanha da Gleisi e agora vem com esse papinho moralista e moralizador??? O que é? Medo que a concorrência use do mesmo expediente nas próximas eleições?

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