6:40O voto em imagens

Foto de André Rodrigues 

Foto de Marco Xreda

Foto de Marcos Xreda

Foto de Hans Basso

Foto de André Rodrigues 

Foto de Hans Basso

Fernanda Richa – Foto de André Rodrigues

Fernanda Richa – Foto de André Rodrigues

Beto Richa, governador eleito – Foto de André Rodrigues

Foto de Marco Lima

Sobre o trabalho acima, o colaborador André Rodrigues (www.angulocerto.com.br
www.tudodefotografia.com.br) enviou o seguinte texto:

No domingo (3), foram realizadas eleições em todo território nacional. No Paraná, a disputa esteve bem acirrada, principalmente no que diz respeito ao governo do estado.  Em Curitiba, diante da importância do ato de votar, quatro fotógrafos independentes promoveram uma cobertura fotográfica do dia “D” das Eleições 2010.  O objetivo, além de registrar essa importante data, foi captar imagens inusitadas, para destacar a relevância do ato e contexto democrático na capital paranaense.  Os profissionais percorreram vários bairros da cidade em busca de imagens que se diferenciam da cobertura de imprensa tradicional.

De acordo com o grupo, formado por dois repórteres fotográficos, um fotógrafo italiano radicado no Brasil e um jornalista, todos independentes, a ideia surgiu de uma pauta simples: fotografar os desvios no uso da propaganda eleitoral. A pauta evoluiu e apareceu uma proposta mais conceitual e abrangente. “Depois de algumas reuniões e propostas, formatamos um mini-projeto e decidimos por fotografar o dia 3 de outubro. Pensar e fotografar jornalisticamente, mas com um toque mais artístico e documental.”, disse o fotógrafo e jornalista Marcos Xreda. 

O dia da votação foi escolhido porque é o ponto áureo da eleição. “A ideia era captar de forma ampla, dentro do que uma imagem fotográfica permite, a diversidade do dia da eleição, as relações sociais, pessoais, emocionais e formais de um dia importante no contexto democrático de nosso país. Transpor para o sistema fotográfico as dinâmicas e desdobramentos do ato de votar. Seja ele por parte de candidatos ou cidadãos”, disse o repórter fotográfico André Rodrigues. 

O trabalho foi elaborado com recursos dos próprios fotógrafos, recebeu o nome provisório de “Uma eleição, quatro olhares” e foi totalmente autônomo. Diante da complexidade que é a eleição, a multiplicidade dos temas e ideologias envolvidas, o grupo optou por sintetizar e minimizar o foco em pontos como a Lei Seca, poluição visual, o eleitor, o voto em si e dois candidatos, que no entender do grupo, sintetiza o pleito no Estado. Os políticos, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), são as personagens escolhidas para representar a ideia de candidatura e disputa eleitoral que o trabalho se refere. 

O fotojornalista Marco Lima destacou que esse tipo de trabalho, por não estar preso à pauta, como na cobertura tradicional, permite certa liberdade criativa. “Há uma liberdade no olhar. O cunho mais autoral do trabalho pode mostrar outras facetas da eleição que não costumamos ver por aí. É a vantagem de ser freelancer”, disse. “A maioria dos profissionais de fotografia estavam comprometidos com a linha editorial de um jornal ou com o trabalho na assessoria dos políticos. A gente pode sair às ruas sem se preocupar e fotografar à vontade”. 

Hans Basso, fotógrafo italiano radicado em Curitiba, teve participação fundamental, pois proporcionou um olhar diferenciado, sem vícios e preconceitos com relação ao nosso pleito. “No meu entender, independente do tamanho da cidade e até mesmo do trabalho que estamos fazendo, essa é uma grande oportunidade para mim, que venho de outro país”,salientou. 

Depois de todo processo eleitoral, os fotógrafos pretendem montar uma exposição com os registros do dia da eleição e assim promover a cultura fotográfica e a conscientização desse importante ato, que é votar.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O voto em imagens

  1. Delcio

    Entregar Urnas no centro de curitiba é mole, eu que entrego nos interiores das cidades de Mandirituba e Agudos do Sul sei o que é sofrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.