17:43Empate do Ibope aumenta a tensão para a contagem dos votos

A turma do Beto Richa achava que a pesquisa do Ibope que tentou-se barrar iria mostrar o candidato ainda na frente, por pouca diferença, mas na frente, ou seja, em empate técnico. A do Osmar Dias também achava isso, e sonhava com uma diferença que sinalizasse a “virada”, já que no longínguo dia 9 de setembro, quando foi divulgado o último levantamento deste instituto, o adversário tinha 47 pontos, ele, Osmar, 38, mas vinha numa ascensão que parecia avassaladora. Deu empate fechado no levantamento realizado até o dia de hoje, véspera da eleição. Os números indicam uma possibilidade de segundo turno, coisa que ninguém imaginava até agora. O mais provável, contudo,é que a fatura seja liquidada amanhã mesmo. Para quem não já esqueceu, na última eleição para governador, Roberto Requião estava festejando antes da abertura das urnas por causa das projeções do Ibope, que lhe davam seis pontos de vantagem. Quase teve uma síncope ao vencer por 10 mil votos – e na contagem dos últimos votos. O adversário era Osmar Dias, de quem está ao lado hoje. Amanhã, a verdadeira pesquisa, a que conta, vai confirmar uma das duas coisas: Beto Richa segurou o tranco e manteve os votos do eleitorado que até agora nunca o colocaram em segundo lugar nas pesquisas divulgadas, ou Osmar Dias jogou certo ao apostar na avalanche nacional da dupla Lula/Dilma para atropelar o adversário nos metros finais da chegada. A verdade é que o resultado da pesquisa revelado hoje aumenta o grau de tensão depois de uma campanha marcada por muitos golpes baixos, mas que no final, entre muitos feridos, confirma uma previsão feita mesmo antes de Osmar Dias se decidir candidatar: o vencedor sairia de uma disputa voto a voto. A conferir.

Compartilhe

6 ideias sobre “Empate do Ibope aumenta a tensão para a contagem dos votos

  1. Edu

    Neste caso, mais importante q os números 45 x 45 é analisar a tendência e a curva dos dois candidatos. A do Beto é de queda. Segundo o Ibope de 9 de set. o quadro era de 47 x 38 pró Beto. Beto caiu 2 e Osmar cresceu 7 ptos. Uma tendência clara e evidente. Portanto, a lógica é q margem de erro favoreça Osmar e tire ptos do beto. Hj podemos ter 47 Osmar e 43 Beto.

  2. Carlos Honorato da Silva

    Não quero polemizar com aqueles que divulgaram este IBOPE de 45 x 45 , até porque – sabemos, a eleição está, de fato, disputada.
    Agora, afirmar um número absoluto sem vírgulas e sem uma tendência verificada em toda a campanha é desinformação deslavada, isto sim, é não informar adequadamente com responsabilidade.
    Estes números provam que Beto sempre esteve com uma diferença a favor!
    Afirmo aqui, para que possamos, ao final, no anoitecer de amanhã, conhecer um fato: Beto SEMPRE liderou as intenções de voto no Estado e ganha as eleições para governador, a despeito do maior ajuntamento de poder de toda a estória do Paraná.
    Nas úlitmas semanas, neste nosso Paraná, tivemos um jogo sem precedentes de manipulações, dos poderosos que apoiam Osmar, declarando guerra das informações e contra-informações, culminando, agora, com a divulgação deste número. O motivo do poder instalado? ” segurar” a moral da tropa de Osmar tentando iludir o eleitor, mais uma vez, ao criar um suposto clima de virada ( que segundo as pesquisas ainda não aconteceu..).
    Curitiba com RMC , incluindo as cidades de porte médio como Londrina, farão a diferença real, que é a diferença dos paranaenses que querem mudanças. O que o Beto tem, Osmar não tem que é o voto testado e aprovado.

  3. Ferreirinha na Campana

    No caso das pesquisas o TSE deu uma de Salomão, ou seja, escolheu aquela que deu empate.

  4. maravalhas

    que desgraça o cenário eleitoral. o perigo do playboy ganhar é tanto que eu vou ter que votar em uma bobagem. ô vida, sempre entre os piores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.