11:49Líder?

Do artigo “Zé Mané & Richa”, assinado por Fernando Barros e Silva, na Folha de São Paulo

…E, por falar em Mané, o candidato tucano ao governo do Paraná, Beto Richa, vem contando com a mão da Justiça do Estado para barrar a divulgação de pesquisas eleitorais, entre elas duas feitas pelo Datafolha. O nome disso é censura.
Não se sabe se Richa será eleito. Mas, no decorrer da campanha, ele chegou a ser saudado como uma liderança emergente no país. De que tipo de líder estamos falando?
Com sua atitude obscurantista, o filho de José Richa está se revelando um político de província, uma figura tacanha e de pendores autoritários. Se o futuro do PSDB for esse, coitado do PSDB.

Compartilhe

20 ideias sobre “Líder?

  1. cidadão

    Eu fico abismado como Jornalistas e ai incluo 90% da classe, acha-se acima do bem e do mal, acha que a liberdade de imprensa é o maior direito que existe no país.

    Vivemos num Estado Democratico DE DIREITO, o “DE DIREITO” não está por acaso ali. É exatamente para lembrar que nenhum direito pode ser exercido contra a LEI, pois dessa onfigura ABUSO DE DIREITO.

    E é exatamente isso que vem sendo escondido pela imprensa, Divulgar que o PSDB do Paraná pediu a impugnação das pesquisas é meia verdade.

    Não divulgar, omitir a declaração do Juiz do TRE – PR, é claramente um ABUSO DE PODER, do direito de Informar, de imprensa, dar meia informação é a mesma coisa que mentir.

  2. Jaquestripp Hadhor

    Gozado, quem reclama da tal indústria da multa, é o motorista irresponsável; quem não suporta a aduana é o contrabandista; quem detesta revista policial é o cara armado, portador de droga, de documento falso.
    Se pesquisas foram impugnadas, a Justiça eleitoral não o fez únicamente pelos belos olhos de algum candidato.
    A campanha osmarista está marcada por apreensões de publicações capciosas, mentirosas e difamantes. Todo cuidado com a coligação, bem parecida com uma quadrilha, onde os seus próprios membros são de mal um com o outro.
    E porque se dar destaque a artigo de jornalista paulista? Bastam os nossos, devidamente oleritados.
    E não venha por exemplo, o Esmael se travestir de vítima. A censura que ele impõe aos comentários a favor de Beto, é uma situação que derruba este artigo chinfrim ai desse Fernando Barros e Silva. A obrigatoriedade dos funcionários e professores lotados nos núcleos, inspetorias, é também um flagrante desrespeito à democracia e Fernando Barros nada escreve. Sobre o acampamento montado por Lula, Dilma e seus ministros no Paraná, também nem uma linha.
    Sossega, Leão.
    Aliás, Ruth que se insurgiu contra a presença da carioca Sandra Annenberg para mediar o debate de terça na RPC-12, porque não se referir ao pitaco desse alienígena nos assuntos da dita província.
    Gente, tem gente atenta lendo vocês…Nem todos são Maria Gorete nem Salete Cesconeto.

  3. Henrique

    Betinho precisa achar o gênio que decidiu censurar as pesquisas e mandar uma de Capitão Nasicmento/Roberto Jéfferson: “Pede pra sair, sai daí Zé. Sai rapidinho”.

  4. antonio carlos

    Este Fernando Barros e Silva parece que naão sabe do que está falando. Ou está falando de ouvir dizer. Se ele conhecesse a política aqui da província, saberia que todo candidato morre de medo de um novo Ferreirinha. Já ouviu falar dele Fernando? Não? Então fique quieto, porque em boca fechada não entra mosca. Sabe? Então entenda o medo que o fantasma de um novo Ferreirinha causa na cabeça de todo político paranaense. Quem quer preder eleição quase ganha por causa de mentira? Dai a precaução de não querer que se divulguem pesquisas que não refletem a verdade. Se o deferimento de pleito justo é entendido como censura, então é melhor que se extinga a Justiça neste País. ACarlos

  5. luiz

    Uma coisa é impugnar pesquisa outra coisa é censurar a imprensa, não tem censura, tanto que a imprensa está noticiando a impugnação no Brasil inteiro. As pesquisas não são confiáveis, é de quem paga mais, todo mundo sabe, deveria ser proíbida.

  6. Wilmar

    Concordo com o artigo da Folha. Aliás, já pensei dessa forma logo que fiquei sabendo da impugnação das pesquisas dos maiores institutos do Brasil. Todas estas institutições estariam adotando metodologia errada? Duvido.

    Aliás, isso fez o Beto perder pelo menos um voto, que estava garantido não fosse essa apelação.

  7. Ferreirinha na Campana

    Zé Beto….esses “camisas cinzentas” que estão fazendo comentário nessa tira, são uns reacionários. Quando era o Lula que queria “amordaçar” a imprensa, vinham no mesmo blog e desciam o cacete no presidente, sem nenhum fato material ter o presidente feito para as acidas criticas.

    Agora o Beto Richa, amordaçou a imprensa e esses fdps vem aqui defender o indefensável.

  8. Jeremias, o crente

    A censura às pesquisas, à imprensa e aos blogs é o ferreirinha desta eleição.

    Parece que o criador deste ferreirinha é o mesmo que criou aquele ferreirinha. E que criou o Zé Marajá também.

    Reparem no movimento do sino. Ora o badalo bate para a esquerda, ora o badalo bate para a direita.

  9. Jango

    Vou repetir o que jpa foi comentado no Max Blog
    “Antes de mais nada deixa eu dar uma canja a você e dar-te uma “puxada de saco” = Você é dos poucos blogueiros que ainda mantém uma certa independência (também tem o Nego Pessoa). Os demais são de trincar o depósito de boa vontade.
    Pesquisa para que? Para quem? Para gerar informações que promovam o entendimento dos movimentos sociológicos, antropológicos, e a par destas informações, nos ajudem a qualificar o processo político? Para atender a necessidade de novidades dos ansiosos? Para rechear os cofres das empresas de pesquisa? Para criar e manter a mídia com munição de fofocas para vender mais? Para fazer a turba engrossar o balaio de votos dos que a pesquisa dizem estar líderes? Mais que desconfiar da tramóia toda, é certeza que nos fazem de bobocas, babacas, como se estivessemos (e estamos) abduzidos por sêres extra-terrenos!
    Falta seriedade para a imprensa, clareza de propósito para o judiciário e um mínimo de noção para nós, populacho!
    Santa ignorância!!”

  10. carlos rocha

    TÁ CLARO QUE O BETO NÃO CENSUROU PESQUISA E SIM EXERCEU SEU DIREITO PROVANDO QUE AS PESQUISAS TINHA VICIOS DE ORIGEM QUE DEFORMAM O RESULTADO E A JUSTIÇA ACEITOU, O RESTO É O JORNALISMO PROVINCIANO DO PARANA QUE DÁ VERGONHA A TOSO NÓS PARANAENSES

  11. leitor

    é, zé beto, pelo nível dos comentaristas furiosos maldizendo um colega jornalista que ousou criticar o alcaide veloz, vê-se o que teu blog virou – um decalque provinciano do reinaldo azevedo. você já foi bem melhor que isso. pêsames.

  12. Armando Celso Vieira

    Talvez a grande decepção seja a seguinte: todos os políticos do Paraná sempre foram tacanhos, provincianos, pequenos. O único que podia ter sido diferente – o Jaime Lerner – não o foi. Rendeu-se no segundo mandato de governador à mediocridade reinante na província. Talvez muitos, ao olhar pro Paraná, viam em Beto Richa uma figura nova, que poderia oxigenar a nossa política. Agora constata-se a triste realidade: ele é chegado ao autoritarismo – péssimos hábitos dos velhos políticos. Eu que vivi os tempos da ditadura, tenho arrepios a coisas desse tipo. E muita gente que eu conheço, da minha geração, também. O que me causa espécie é alguns ainda defenderem, aí nos comentários, a atitude do menino Beto. Afinal, se as pesquisas estavam erradas, então como é que ele as divulgou à exaustão na TV ? Ele acha que o povo é burro, ou não tem memória ? Todo mundo lembra. E a pesquisa que disse que ele foi eleito o melhor prefeito do Brasil ? De que instituto era ? Do Datafolha, ora pois…O mesmo que agora ele impugnou. Será que aquela pesquisa também estava errada ?

  13. Jaquestripp Hadhor

    Armando Celso Vieira: Até o seu comentário deveria ser censurado.
    Por “abesoluta” falta de, do quê mesmo? De tudo, de nexo, de senso.

  14. Amaury

    Os Armando Celso & Cia entendem o mundo na forma do mundinho: Os a favor do Beto e e os favor do Osmar.
    Cara(s), o mundo é maior e o entendimento deveria ser também maior.
    As pesquisas neste período são, a favor de uns ou outros, absolutamente oportunistas e danosas, servindo somente para satisfazer a curiosidade das Marocas, aumentar a grana na conta da mídia e induzir o populacho a votar no “candidato que irá ganhar”.
    Alargue teus horizontes, não seja Marocas.
    E você Zé Beto, posicione-se!!

  15. Malaquias

    Faltou dizer apenas que a fruta não cai longe da árvore, mas as vezes a fruta já está bichada quando cai. O pai era de outra estirpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.