7:24E sobre as pesquisas barradas…

Da assessoria de imprensa da coligação que apoia o senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná, a propósito da decisão da Justiça Eleitoral que barrou mais uma pesquisa Ibope a pedido da coligação que apoia o candidato Beto Richa (PSDB): 

…Desde que perdeu a liderança nas intenções de voto, a coligação de Richa já proibiu duas pesquisas Datafolha, duas do Ibope, uma do Vox Populi e uma do Instituto Brasil, mas enquanto proíbe as consultas dos maiores institutos brasileiros, Beto também divulgou via email oficial de campanha (domínio @betoricha.com.br), mensagens com supostas “pesquisas internas”. Por isso já foi multado em R$ 300 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Compartilhe

2 ideias sobre “E sobre as pesquisas barradas…

  1. Carlos Honorato da Silva

    Zé Beto,

    Parto de um princípio básico: se todos devem cumprir a lei: jornalistas, empresas, enfim, toda a população, porque os Institutos de Pesquisas não o fazem? A Lei que rege a matéria estabelece um conjunto normatizado de principios que são basilares e que deveriam ser seguidos. E isto tem uma razão de ser, tecnicamente falando. Para que os resultados se aproximem, de fato, do um alto indice de confiança da amostra coletada ( 95%) é necessário que os dados sejam confiáveis. Agora, vociferar suposta censura ou amordaçar a informação é exagerar e ser tendencioso com o caso. Simples: faça-se a informação consistente e divulgue corretamente para que o eleitor decida com bases adequadas. Como engenheiro e professor – com conhecimentos aprofundados de estatística, afirmo que a Lei em em tela é correta, foi objeto de uma análise de especialistas, e deve ser aplicada do jeito que professa. O resto é balela de partidários. Aliás, a Gazeta do Povo suprome a análise ´tecnica do caso pois deveria dar enfase no que disse o desembargador, que julgou baseado neste princípio. A Lei resguarda o eleitor de informações não confiáveis.

    Ou, como querem os partidários, os desembargadores deveriam não aplicar a Lei?

    Abraços ao jornalismo de qualidade

    Carlos Honorato da Silva

  2. Emerson

    Ao jurídico do Beto, é só olhar o twitter do Requião que um monte de pesquisas internas estão divulgadas lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.