11:10A guerra das pesquisas, segundo o lado tucano

No sala de comando do ninho tucano a interpretação para a quizumba da proibição das pesquisas  Dafolha, Ibope e Vox Populi, pela Justiça Eleitoral, é a seguinte:

– Existem duas versões para o acontecido. A falsa é a de que foi para atender as conveniências eleitorais do PSDB. A correta é que a Justiça suspendeu as pesquisas porque elas tinham graves erros de metodologia.

– A alegação dos partidários de  Osmar Dias de que as pesquisas foram suspensas para esconder uma suposta “virada” na eleição é, segundo os tucanos, um argumento falso e malicioso. Insinua que a Justiça Eleitoral  acolheu a ação contra as pesquisas para beneficiar a candidatura de Beto.

– A prova de que os furos de metodologia nas pesquisas existem, segundo os partidários de Beto Richa, é que o Vox Populi e Datafolha recorreram à  Justiça na tentativa de liberar suas pesquisas, mas tiveram os pedidos de divulgação negadas.

– Para dar um exemplo, os tucanos informam que o juiz Luciano Carrasco proibiu a veiculação da pesquisa do Ibope porque a sondagem não atende aos requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre outros motivos, por ela “não definir claramente o plano amostral, deixando de revelar os porcentuais utilizados para as faixas etárias, sexo e grau de instrução”.

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6 ideias sobre “A guerra das pesquisas, segundo o lado tucano

  1. Bruno Mendonça

    O argumento poderia até ser plausivel, se, ao mesmo tempo que o candidato tucano barrou as pesqusias, não tivesse disparado pesquisas falsas dizendo que está 10 pontos na frente. Cai tudo por terra, mostrando que eles querem mesmo, de uma forma ou outra, esconder as pesquisas da população. Quando eles estavam na frente, a metodologia estava correta.

  2. Julian Carlo Fagotti

    Então, podemos dizer que o beto nunca teve aqueles percentuais das pesquisas anteriores. Dentro desta lógica, as pesquisas anteriores, dos mesmos institutos, também não valem? Ou variam de metodologia a cada pesquisa? Há um mês atrás o site tucano era só pesquisa!

  3. Tô de Olho....

    CUIDADO! a “grande mídia”, ou melhor, o PIG, está tentando colocar Marina e os chamados candidatos “Nanicos”, na vitrine para atraírem votos e com isso ajudar o Serra a ir pro 2º turno. Se você desviar o voto da Dilma para dar a Marina ou a qualquer outro candidato, você estará contribuindo para que o Serra vá para o 2º turno. Portanto, não deixe o filme do passado se repetir – a exemplo do que fizeram com Lula, quando juntaram-se o delegado Bruno, a “imprensa golpista” e oposição para melar o processo e levar a eleição para o segundo turno (E se o Lula não fosse eleito?). Diga não à ‘imprensa golpista’ e vote em Dilma, para o Brasil continuar crescendo, gerando emprego, inclusão social e continuar os projetos do Governo Lula. Preparam-se, hoje é sexta-feira, dia de mais uma capa tenebrosa da Veja, que será repercutida na Globo, Estadão e Folha. Vamos boicotar essa “imprensa golpista”.

  4. Leitora PR

    Engraçado. A metodologia de todas as pesquisas, desde o começo da disputa eleitoral, é exatamente a mesma. O PSDB se deu conta dos “erros” só agora? Hummm… Essa argumentação dos tucanos não cola, hein.

  5. Estatística

    Pesquisa com menos de 1% do eleitorado, divididos proporcionalmente a todos os municípios, não quer dizer absolutamente NADA.

    Entrevistar 7.600 eleitores nos 399 municípios? Muito complicado, trabalhoso e, principalmente, caro.

    Quem ganha com essas pesquisas de merrequinhas de eleitores são os “institutos” (entre aspas mesmo já que o resultado SEMPRE é a favor de quem contratou).

    São válidas para os desinformados que vão na onda do “voto útil” e “não perder o voto”.

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