18:14Senado em aberto

Na rádio Bandnews, Antônio Lavareda, cientista político e diretor do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) afirmou que a disputa pelas duas vagas de senador nas eleições 2010 está em aberto no Paraná. “É bastante difícil para os institutos e analistas fazer prognósticos para o Senado com base nas pesquisas. Esta dificuldade é ainda maior quando estão em disputa duas vagas. Isso se deve a dois fatores. O primeiro deles é de ordem estatística. Quando as pesquisas apontam as intenções de voto totais, levando em consideração as duas escolhas, temos também a soma de duas margens de erros. Para 1,5 mil entrevistas, a margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos. Ou seja, no caso do Senado, esta margem passa para 5,2%”, explica. Lavareda cita ainda a falta de informação do eleitorado sobre a função dos senadores. “O segundo fator é ainda mais importante. O voto para senador é o menos importante para a maioria dos eleitores. Isso já foi avaliado através de pesquisas. As pessoas não conseguem avaliar o que faz um senador e qual é sua importância. Até conseguem dizer qual a função de um deputado estadual ou federal. Quando os eleitores respondem pesquisas sobre objetos que lhe são pouco relevantes, os resultados costumam variar muito. Até por isso, a decisão tende a acontecer no último dia”, argumenta. Confira o áudio: http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=19

Compartilhe

Uma ideia sobre “Senado em aberto

  1. Jeremias, o crente

    Ótimo.
    Esse texto incentiva os defensores de Gustavo Fruet, o ético, e de Ricardo Barros a redobrarem os seus esforços nestes últimos doze dias de campanha, para tentar vencer dona Greize e Requião, o governador que não dialoga com os donos das estradas.

    Vamos virar esse jogo!

    Que tal a idéia de fazermos um comício gigante na Boca Maldita unindo Ricardo Barros, Gustavo Fruet, Beto Richa, Serra, Indio da Costa e outras figuras importantes do partido, como Alvaro Dias, o nosso maior puxador de votos?

    Quem é Serra, é Beto. E vice-versa.
    Vote 45. Vote na ética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.