15:18Bienal do Design

 O Ministério da Cultura informa:

Começa nesta terça-feira, em Curitiba, a Bienal Brasileira de Design
MinC prevê investir R$ 10 milhões no setor este ano e aproximar o design da comunidade

A  terceira edição da Bienal Brasileira de Design começou nesta terça-feira (14) e vai até o dia 31 de outubro. O tema deste ano será Design Inovação e Sustentabilidade. A edição 2010 do maior evento do país na área do desenho industrial ocorre em Curitiba, é organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com cerca de R$ 4 milhões.

O diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Afonso Luz, ressalta que o design está presente em nossa cultura, na moda, no artesanato, na arquitetura e na cultura digital, o que o torna foco principal das ações do ministério. “Temos previsto um investimento de 10 milhões de reais nesta área, ainda este ano”, revelou o diretor. Os recursos do MinC sairão do Fundo Nacional de Cultura e deverão estimular a economia da cultura em várias cidades brasileiras, que ainda estão sendo selecionadas, e serão empregados na construção de mobiliário urbano e cultural e na recuperação dos já existentes. “A preocupação do MinC é aproximar o design da comunidade através de mostras itinerantes”, acrescentou. Luz representará o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na Bienal de Design e participará do painel Pensando em Design, na quinta-feira (16).

O encontro reúne criadores, empresários e profissionais do setor, e tem repercussão no mercado internacional. É uma exposição voltada para a excelência da produção nacional, realizada a cada dois anos, em diferentes capitais do país. Além de apresentar as novidades do mercado brasileiro, visa, também, aumentar a percepção da sociedade sobre a importância do design no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento do País. Este ano, o tema do evento destaca a reflexão sobre o comprometimento do design com noções de desenvolvimento sustentável, valorizando a criação de produtos industrializados ambientalmente responsáveis, economicamente inclusos e socialmente justos.

Serviço

Bienal Brasileira de Design 2010

14 de setembro a 31 de outubro

Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra (CIETEP)

Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico

Curitiba – PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>