12:41Osmar Dias na sabatina do UOL

O senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná, está sendo sabatinado pelo site UOL e Folha de São Paulo. Acompanhe pelo www.uol.com.br O que ele falou até agora:

12h44 Royaltes do pré-sal
“O mar pertence a todos os brasileiros. Essa é uma riqueza que deve pertencer igualmente a todos os municípios brasileiros que será fundamental para dar um salto na economia do país”. O candidato é contra que os royaltes do pré-sal se concentrem apenas no RJ.

12h42 Reforma tributária
Sobre reforma tributária, Dias afirma que é “favorável a uma descentralização da arrecadação. Os municípios deve receber pelo menos 10% desses recursos”.

12h39 Saúde
“Temos milhares de ambulâncias que todos os dias cruzam o Estado com pacientes e não vai ser com 5 helicópteros que o problema de saúde vai ser resolvido. Minha proposta é levar os instrumentos para perto das pessoas”. diz o candidato criticando a proposta de seu adversário. As promessas de Osmar Dias na área da saúde é chegar a 300 clínicas da mulher e da criança, construir outros 6 hospitais e 40 UPAs.

12h35 Aposto um sorvete
“Posso apostar um sorvete que o novo prefeito vai aumentar a tarifa”, alfineta Osmar Dias sobre o preço do transporte público na região metropolitana

12h34 Transporte na região metropolitana
“Pelo amor de Deus, essa proposta de metrô não é minha não”, diz o candidato. Para ele, o metrô não é a solução indicada para o transporte. Alargamento de pistas como a Marechal Floriano e Avenida das Torres e outras, criação de potilhões, pontes e radiais e contrução de terminais são suas propostas para melhorar o transporte na região metropolitana de Curitiba.

12h28 Transgênicos
“A transgenia é um capítulo pequeno da biotecnologia, A biotecnologia foi a responsável pelo Brasil ter um aumento de 150% na produção agrícola. Nós temos uma comissão para analisar plantação de transgênicos. O que nós temos que fazer é separar o tradicional e o transgênico e dar ao consumidor a possibilidade de escolher”.12h24 Promessas
“Vamos zerar a miséria absoluta no Estado e o Paraná vai ultrapassar o RS no PIB”, promete o candidato.

12h20 Estádios da Copa
” Sou contra colocar dinheiro público nisso [construção e reformas de estádios]. Sou favorável que os times tomem empréstimos do BNDES para construir os seus estádios. Mas que paguem.”

12h15 TV educativa
Osmar Dias diz que manterá a TV Educativa, do governo estadual, mas pretende acrescentar outros assuntos na programação, principalmente programas culturais e turísticos. “A rádio e TV educativa tem uma importancia para divulgar as ações do governo. Eu creio que podemos incrementar melhor a programação, valorizando as manifestações culturais e os artistas regionais”.

12h13 Impostos
“Sou contra trocar ICMS por precatório. Nós não podemos esperar a liquidação deles. No entanto, o estado precisa criar políticas de incentivo para novas empresas […]. Podemos, por exemplo, dar um prazo de 10 anos para que as empresas comecem a pagar ICMS”, afirma o candidato.

12h07 Direcionamento político
“Não preciso pular de um helicóptero dizendo que vou ajudar os agricultores. Eles sabem que vou fazer isso”, diz Osmar Dias ao ser questionado se suas propostas não estão muito mais ligadas ao PSDB do que o PT.

12h03 Projetos políticos
Segundo Osmar Dias, defender as empresas públicas, ‘espalhar’ as escolas técnicas e criar uma Secretaria da Transparência para mostrar onde está sendo gasto os recursos do Estado são os pontos que divergem das propostas do candidato do PDT e seu adversário

12h00 Prisões
“Pretendo fazer uma parceria com o governo federal para construirmos prisões e contratação de policiais, tirar policiais que estão no administrativo e colocá-los nas ruas e aumentar a polícia comunitária”, promete o candidato quando o assunto é segurança.

11h58 Medidas
“Nós temos nove mil presos a solução é só construir cadeia? Não, é estruturar a defensoria pública. As vezes, o preso não tem advogado que o defenda. Se a educação em tempo integral tivesse sido construida há tempos, não seria preciso construir novas cadeias”, completa o candidato.

11h54 Violência
Para o candidato, a principal causa da criminalidade no Estado é o crack. Uma das medidas seria aumentar o policiamento nas fronteiras, inclusive em parceria com o governo federal. Outras soluções para reduzir o consumo da droga seria implementar ajuda social e psicológica em escolas para acompanhamento de jovens e construção de cinco clínicas de recuperação no Paraná11h49 Mais sobre o porto
Entre as promessas, a primeira será a dragagem -“seja comprando ou fazendo uma parceria com o governo federal”, afirma.

11h47 Portos
“Eu não vou deixar nada pela metade. Quem deixa pela metade nao sou eu”, alfineta mais uma vez o candidato. Construir o Cais Oeste, um terminal turístico, um poliduto em parceria com empresas privadas, equipar o porto para que ele receba navios mesmo com neblina e dragagem são algumas das promessas feitas por Osmar Dias para o porto do Estado.

11h44 Pedágios
“Quero sentar com as concessionárias para mostrar que o preço cobrado pelos pedágios não são justos com os usuários”, diz o candidato do PDT.

11h42 Richa
Dias volta a criticar o seu adversário por ter deixado a prefeitura de Curitiba para concorrer ao governo. Para ele, os eleitores foram enganados porque elegeram um candidato por conta do suas promessas -que não serão cumpridas por conta de sua saída do cargo.

11h39 Críticas
“Quando se fala que o prefeito é bem avaliado eu nunca tive propaganda na televisão para mostrar e, principalmente para maquiar o trabalho, as coisas são mais fáceis […]”, diz o candidato sobre seu adversário, que foi prefeito de Curitiba e deixou o cargo para concorrer ao governo

11h36 Ainda sobre Requião
Osmar Dias diz que Requião viu que estava errado ao criticá-lo durante a eleição passada. “Depois ele viu que estava errado, ele teve a grandeza de voltar atrás e me apoiar para agora ser governo”, afirma.

11h32 Pesquisas
Sobre ser segundo colocado nas pesquisas, Dias afirma que esses mesmos institutos diziam que ele iria perder o primeiro turno por 14% em eleições passadas. O número foi de 3%. Dias reconhece que os números que apontam que 38% do eleitorado não sabe sobre o apoio de Lula ao candidato não são bons. Para ele, o índice alto está relacionado a dificuldade na hora de formar as alianças políticas.

11h26 Lula
“Não é pegar carona, nós estamos no mesmo barco”, diz o candidato ao ser questionado se ele estava aproveitando a chamada “onda vermelha”, usando a popularidade do presidente Lula e, agora, da candidata petista Dilma Rousseff em sua campanha.

11h24 Agricultura
“O Paraná praticamente não tem estoque para reforma agrária”, afirma Osmar Dias ao ser questionado sobre possíveis áreas no Estado que poderiam ser usada para a reforma. Para ele, a saída é a divulgação do Banco da Terra, onde o produtor “financiaria” sua propriedade.

11h21 MST
Uma das divergências entre Requião e Osmar Dias, por exemplo, é a relação com o MST. “Defendo o direito de propriedade. Defendo que as invasões sejam reprimidas”, diz o candidato. No entanto, Dias mostra que pretende manter o diálogo com o movimento para reintegração de posse.

11h17 Apoio de Requião
O candidato do PDT diz que não se sente constrangido por agora ser apoiado por Requião, que em 2006 era seu adversário político. “Todo mundo sabe que esse é um estado que tem como base a agricultura. Chegou a hora de ter alguém que conhece a agricultura para governar o Estado. Deixamos as divergências de lado”.

11h13 Alianças
“Quem me pediu para ser governador foi o governo Lula”, acrescentou o candidato. Segundo Dias, ele só aceitaria ser candidato se tivesse uma base de partidos que desse sustentação política. “O que houve foi uma demora para o PMDB decidir não ter candidato”, diz ao ser questionado se a demora para decidir alianças e qual cargo iria disputar não demonstrou uma certa insegurança.

11h10 Indecisão
Primeira pergunta diz respeito as dúvidas sobre alianças e apoios no início de sua candidatura. “Estou na base do governo Lula desde 2003. Houve até uma proposta do PSDB para que eu integrasse a chapa como candidato ao senado. Eu havia recebido pressões dos dois lados: para ser candidato a governo [PT] e para ser candidato ao senado [PSDB]”, diz o candidato

11h05 Início da sabatina
Começa a sabatina. Dias tem 58 anos, nasceu em Quatá (interior de SP). Agropecuarista e engenheiro agrônomo, é a segunda vez que o candidato do PDT disputa o governo do PR

10h56 Pesquisa
De acordo com a última pesquisa publicada pelo Datafolha, Osmar Dias aparece em segundo lugar na disputa pelo governo do Paraná, com 34% das intenções de voto.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.