21:50Traulitada nos pessimistas de plantão

Da coluna do jornalista Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, em nota que destaca o livro “O Otimista Racional” (“The Rational Optimist”), de Matt Ridley, biólogo e jornalista que já chefiou a sucursal da revista “The Economist” em Washington, EUA. Nele, o autor dá uma traulitada nos pessimistas de plantão e mostra, com exemplos, o que é o atual e esplêndido momento da espécie humana.

…Tomando como referência o ano de 1955, Ridley informa: a renda das pessoas triplicou, a pobreza absoluta caiu de 50% da humanidade para 18%, comem-se 30% mais calorias, a mortalidade infantil foi reduzida em dois terços e um cidadão do Botswana tem hoje a renda de um finlandês em 1955.
Transplantando-se as comparações de Ridley e tomando-se duas estatísticas vitais de Pindorama de hoje, coletadas no banco de dados da ONU, toma-se uma injeção de “otimismo racional”. A expectativa de vida do brasileiro de hoje (73,5 anos) está no patamar sueco de 1960, acima do inglês (70,8), americano (70) e do suíço (71,7) da mesma época. A mortalidade infantil (23 crianças mortas para 1.000 nascidas vivas) equivale à de 1960 na Inglaterra (22) e é melhor que a da França e dos Estados Unidos (25) há 50 anos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.