17:38Osmar Dias garante prioridade no combate à epidemia do crack

Da assessoria de imprensa de Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná:

Combate ao crack será prioridade no plano de atenção a dependentes químicos, garante Osmar Dias

O candidato ao governo do Estado Osmar Dias, da coligação A União Faz Um Novo Amanhã, garantiu que o combate ao crack terá prioridade no plano de atenção a recuperação de dependentes químicos. Osmar almoçou hoje com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e juntos conversaram com representantes de comunidades terapêuticas de atenção a dependentes químicos, na sede do Pequeno Cotolengo, em Curitiba. Eles se comprometeram com gestores das comunidades a estudar o aprimoramento do atendimento que já realizado e para se adequarem às novas exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta as atividades dos setor.

Osmar pediu aos presentes à reunião que apresentem a ele uma proposta de como o Estado pode ajudar e avançar nos processos de desintoxicação e de tratamento psicossocial ou de reinserção da pessoa na sociedade. “Este assunto é muito sério. O Estado não pode se omitir, porque a omissão leva à degradação. Precisamos envolver todas as esferas de governos, em parceria com a sociedade civil organizada e entidades do setor”, defendeu o candidato.

O diretor do Mosteiro Monte Carmelo, Frei Chico, expôs a situação e os problemas que as comunidades enfrentam para ser reconhecidas por órgãos públicos. “Muitas casas terapêuticas não conseguem se adequar aos novos padrões e correm o risco de serem fechadas. Precisamos resolver o problema, que se repete em todo o país”, afirmou.

Osmar disse que ações contra o tráfico e o uso de entorpecentes terão prioridade no seu governo. E explicou que sua equipe desenvolve um projeto em três eixos: repressão, com reforço de policiamento nas áreas de fronteira, em parceria com governo Federal; prevenção, com campanhas de conscientização em escolas; e recuperação, em parceria com igrejas e entidades do terceiro setor. Ele lembrou dados oficiais de que 59% das apreensões de drogas do Brasil são feitas na fronteira do Paraná com Argentina e Paraguai, e que 85% dos crimes cometidos no Paraná têm origem nas drogas.

“Nesta sexta-feira (30), Lula, Dilma e eu teremos uma reunião para tratar justamente deste assunto, que será prioridade absoluta no meu governo”, afirmou. Lula e a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, vêm a Curitiba para participar, no sábado, de um comício pela aliança na Boca Maldita.

A ministra Márcia Lopes lembrou que o governo federal lançou há dois meses o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, ainda quando Dilma era ministra da Casa Civil. “Este é um problema de saúde pública e temos que lutar para que a questão entre na rede de serviços da saúde. Precisamos de estrutura e formação de profissionais, e o Lula tem trabalhado nisso.

A mulher de Osmar Dias, Maria Teresa, e a filha Rebeca participaram do encontro. Maria Teresa disse que uma equipe da campanha já troca idéias sobre o assunto com agentes públicos. “O dependente químico precisa ser reconhecido e melhor atendido”, segundo ela.

Estavam presentes ao encontro representantes de comunidades terapêuticas de Curitiba e interior. Só em Curitiba e Região Metropolitana as comunidades somam 54, conforme o presidente das Comunidades Terapêuticas Associadas do Paraná, Marcos Pinheiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.