15:16Apucarana e o caos

Do blog “Apuracanahoje”, do advogado José Carlos Balan (http://jcbalan.blogspot.com):

O município de Apucarana tem uma população estimada em 121.290 pessoas, conforme dados do IBGE. Ao mesmo tempo, tem registrado no Detran 55.222 veículos até maio deste ano. Destes, 31,8 mil são carros e 10,4 mil motocicletas. Isto significa que aproximadamente 46% da população é possuidora de veículos, entre carros, motos, ônibus, caminhões, caminhonetes e por aí vai. Não se contam as bicicletas, pois estas não dependem de registro.
A cidade, planejada na década de 1940 para ser habitada por 50 mil pessoas, tem quatro vezes mais habitantes que o previsto. A infraestrutura urbana seguiu o padrão de cidade pequena, com vias alimentadoras estreitas e apenas uma avenida.

A partir desta análise simplista, está caracterizado o mapa do caos urbano que se transformou a cidade. Hoje, quem utiliza de seus veículos se vê, em alguns momentos, praticamente parado no trânsito e sem alternativa de escapar dos congestionamentos.

Por mais que os técnicos estudem formas de desafogar o trânsito, sempre são encontrados obstáculos. Uma das causas é a topografia da cidade e a outra é o modelo das vias existentes.
Utilizar do transporte coletivo seria uma hipótese para reduzir o número de carros na área central. Entretanto, o sistema atual é obsoleto e não atende as expectativas da população.
Assim sendo, que o caos permaneça.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.