18:37Pela Copa em Curitiba, Ducci e Pessuti vão a evento com Lula em Brasília

Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro), governador Orlando Pessuti e  prefeito Luciano Ducci no encontro com o presidente Lula, hoje, em Brasília
Foto de Dida Sampaio

Da assesssoria de imprensa da prefeitura de Curitiba:

O prefeito Luciano Ducci participou nesta segunda-feira (19), em Brasília, do encontro de governadores e prefeitos de estados e cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. O presidente assinou medida provisória para facilitar o financiamento de obras relacionadas ao campeonato mundial de futebol. “Além de preparar Curitiba para sediar jogos, queremos deixar um legado positivo da Copa na cidade, com obras, incentivo à economia e à qualidade de vida dos curitibanos”, disse Luciano Ducci. O governador Orlando Pessuti participou do evento.
 
A medida provisória assinada pelo presidente Lula amplia o limite de endividamento de Estados e Municípios-sedes da Copa 2014 que, no passado, precisaram renegociar dívidas com o governo federal, e agora terão maior fôlego para contratar empréstimos e financiamento de obras. Não é o caso de Curitiba, que mantém o nível de endividamento inferior a um décimo do teto legal.

“A gestão financeira responsável e equilibrada da Prefeitura de Curitiba coloca a cidade em posição privilegiada para a contratação dos financiamentos que vão garantir a preparação da cidade para receber jogos do campeonato, trabalhando para ser a melhor cidade-sede da Copa do Mundo 2014”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.
 
O teto de endividamento para as prefeituras equivale a 120% da arrecadação anual. Pelo padrão nacional, em Curitiba, a dívida poderia chegar a R$ 4 bilhões neste ano. No entanto, a dívida consolidada líquida da cidade está em apenas R$ 349,7 milhões (10,4% da receita corrente líquida).

Luciano Ducci também acompanhou o anúncio do governo federal de investimentos para modernizar portos e aeroportos que concentrarão a maior parte do movimento de turistas durante a Copa.

A Prefeitura de Curitiba será responsável pelas obras do corredor de trânsito e transporte entre a Estação Rodoferroviária de Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, nos limites do município até a divisa com São José dos Pinhais, pela avenida Comendador Franco (Avenida das Torres). Além da revitalização das pistas, a Prefeitura também trabalha no projeto de um sistema integrado de monitoramento de tráfego ao longo da avenida, em parceria com o governo estadual.

Para as obras preparatórias da Copa, a Prefeitura de Curitiba contratou financiamento junto ao governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – o chamado PAC da Copa – no valor de R$ 211,1 milhões, em recursos da Caixa Econômica Federal, e R$ 10,8 milhões da contrapartida com recursos próprios do Município. Entre as obras previstas, estão a ampliação da Linha Verde do Pinheirinho até o Contorno Sul da cidade, a revitalização da Estação Rodoferroviária e do sistema viário da região, e a remodelação da avenida Cândido de Abreu.
Copa deixará legado de obras para a cidade

 “A Copa do Mundo 2014 vai deixar um legado importante para Curitiba, principalmente nas questões de mobilidade. O que é bom ficará muito melhor”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Entre as obras que serão feitas com recursos assumidos pela Prefeitura de Curitiba dentro do PAC da Copa, estão a revitalização da Rodoviária e dos seus acessos e saídas dos ônibus, que hoje refletem no trânsito da região. Uma ligação direta da rodoviária com a avenida Comendador Franco permitirá descongestionar cruzamentos que cercam a rodoviária nas avenidas Silva Jardim, Sete de Setembro, Affonso Camargo e ruas Conselheiro Laurindo e Tibagi.

A conhecida Avenida das Torres perderá as torres de alta tensão e será renovada, melhorando a ligação entre o aeroporto, localizado em São José dos Pinhais, e o centro de Curitiba, diminuindo os congestionamentos que ocorrem em importantes cruzamentos e permitindo a criação de um corredor de transporte público. Uma ciclovia será implantada.

Outra ligação com o aeroporto e o centro da cidade – a avenida Marechal Floriano Peixoto – também receberá investimentos que vão melhorar a via tanto para quem utiliza o carro, o ônibus e até mesmo a bicicleta. Isto porque, além das obras que serão feitas com recursos do PAC, a avenida terá a primeira ciclofaixa da cidade, uma das facilidades para incentivar a utilização da bicicleta e que está prevista no Plano Diretor Cicloviário, em elaboração.

A Marechal Floriano funcionará como um acesso secundário ao Aeroporto Afonso Pena. A Prefeitura fará obras a partir da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. No município vizinho a Curitiba, onde está o aeroporto, estas melhorias terão continuidade e serão feitas com o financiamento assumido pelo Governo do Estado.

Um dos grandes projetos a favor da mobilidade é o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), composto por melhorias no CTA (Controle de Tráfego em Área), circuito fechado de televisão, sistemas de operação de emergências, de controle do estacionamento regulamentado (EstaR), de fiscalização eletrônica e controle de infrações e de informações ao usuário, com o uso de painéis de mensagens variáveis.

Softwares avançados e modernos equipamentos trarão melhorias ao trânsito e ao transporte coletivo, aprimorando a mobilidade em toda a cidade e também nas vias de ligação com a Região Metropolitana. O Terminal Santa Cândida, que atende a população de Curitiba e a que vem dos municípios metropolitanos ao norte da cidade, será ampliado para permitir o aumento e alargamento das plataformas.

As obras de extensão da Linha Verde, desde a altura do Terminal Pinheirinho (até onde foram feitas as obras da Linha Verde Sul) até o Contorno Sul de Curitiba, vão garantir melhorias num trecho de três quilômetros. Haverá canaleta exclusiva, vias locais e vias de tráfego de passagem.

A avenida Cândido de Abreu, no bairro Centro Cívico, terá avanços nas condições de circulação do transporte coletivo com obras que vão permitir a ampliação da capacidade da linha direta Boqueirão/Centro Cívico, além de melhorias nos passeios, com implantação de um calçadão para pedestres, modernização semafórica e da iluminação, numa extensão de 1,1km.

Obras prontas antes da Copa das Confederações

As obras que serão feitas com os recursos do PAC da Copa representam uma importante fatia do que vai acontecer em Curitiba até que os jogos comecem em 2014, mas não serão as únicas. Bem antes da Copa outras obras acontecerão na cidade e vão trazer melhorias à cidade.

Muitas delas serão concluídas até 2012 e parte estará pronta antes da Copa das Confederações, em 2013. Tem ainda as obras previstas no orçamento da cidade que serão previstas e executadas a cada ano.

Obras previstas no programa Pró-Cidades (financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID) e no financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), programas que serão implantados em cinco anos, estarão concluídas antes da Copa do Mundo de 2014. E todas aquelas incluídas no financiamento assumido junto ao Governo do Estado, o Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), estarão finalizadas.

As primeiras obras do Pró-Cidades já começaram. Este é o caso do binário formado pelas ruas Chile e Guabirotuba, nos bairros Rebouças, Prado Velho e Jardim Botânico. Numa extensão total de 2.950m, as obras do binário incluem drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação, sinalização uma ponte e uma galeria.

Também será implantada uma trincheira que vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares (que será implantada) à rua Chile, sob a avenida Comendador Franco (a Avenida das Torres), a mesma que será renovada com recursos do PAC da Copa.

A Fredolin Wolf também está entre as mudanças previstas até a Copa. A avenida será alargada, terá nova rede de drenagem e capa asfáltica, meio-fio, ciclovias compartilhadas, rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência, paisagismo, sinalização e novos abrigos para pontos de ônibus.

As obras já começaram. O projeto prevê melhorias num trecho de 7,55km e inclui também obras nas ruas Saturnino Miranda, uma continuação da Fredolin, da rua Franciso Dalalibera à avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

No Pilarzinho, ruas que dão continuidade à Fredolin Wolf, como a Domingos Antonio Moro e a São Salvador, também serão revitalizadas, tornando a Fredolin Wolf um moderno corredor de ligação viária da região da Ópera do Arame a Santa Felicidade, pontos de grande atração turística em Curitiba.

A trincheira que vai ligar a rua Gustavo Rattman, no Bacacheri, à José Zgoda no Bairro Alto, também faz parte do programa Pró-Cidades e é uma das obras de contrapartida da Prefeitura de Curitiba. A obra já começou. A trincheira fará parte do trecho norte da Linha Verde.

As próximas obras a serem licitadas são as das ruas Eduardo Pinto da Rocha, desde o Umbará, passando pelos bairros Ganchinho, Sitio cercado até o Alto Boqueirão, e a rua Desembargador Antônio de Paula, desde o Boqueirão até os limites entre o Xaxim e Alto Boqueirão. Além destas ruas, várias outras estão incluídas e serão recuperadas antes dos jogos da Copa de 2014.

Além da pavimentação de ruas, construção de trincheiras e implantação de binários, o programa Pró-Cidades prevê uma série de investimentos na área social, como a urbanização de favelas, a construção de Centros de Convivência e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O financiamento do BID para o Pró-Cidade é de US$ 100 milhões – metade financiada pelo banco e metade pela Prefeitura. O investimento está dividido em três componentes – Transporte e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Habitação – o programa tem cinco anos para ser concluído.
 
Linha Verde Norte – Uma das obras mais importantes do financiamento da AFD é a implantação da Linha Verde Norte. Dividida em três lotes de licitação, as obras darão continuidade à transformação da rodovia (BR-476) em avenida, como aconteceu no lado sul – entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico.

Desta vez, 11 bairros serão contemplados com obras (ao todo, a Linha Verde abrange 20 bairros da cidade). Também fazem parte deste financiamento as obras do Parque Linear do Barigui, ações de regularização fundiária e relocações, a elaboração da pesquisa de origem e destino, entre outras medidas. O valor total do financiamento é de 72,3 milhões de euros e, também neste caso, metade será garantida pela Prefeitura de Curitiba.

O Fundo de Desenvolvimento Urbano, financiamento do Governo do Estado também trará melhorias para a cidade bem antes dos primeiros jogos da Copa das Confederações. Uma delas é o Anel Viário, conjunto de melhorias que vão trazer ganhos à mobilidade na região em volta do centro, incluindo a área próxima ao Estádio Joaquim Américo, onde serão realizados os jogos.

Também fazem parte deste financiamento, as obras para a implantação do Laboratório Municipal, a construção das centrais de raio-x nos seis centros municipais de urgências médicas, uma unidade de saúde, um Clube da Gente (complexo municipal com piscinas aquecidas) e dois centros da juventude.

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