18:07Osmar diz na Faep que o Paraná precisa de um governador que entenda de agricultura

Da assesssoria de imprensa de Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná:

O candidato da Coligação A União Faz Um Novo Amanhã, Osmar Dias, afirmou nesta segunda-feira (19) que irá criar, já nos primeiros dias de seu governo, a Agência de Desenvolvimento, órgão que deverá ser um indutor de projetos e programas em todos os setores da economia. Vinculada ao governo do estado, a agência contará com técnicos capacitados em diversas áreas para levar projetos à iniciativa privada e terá um departamento específico para o agronegócio, que é a principal atividade econômica do estado. Osmar Dias elogiou e prometeu dar atenção especial à proposta da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) de criação do Instituto Paranaense de Defesa Animal e Vegetal. 

Osmar apresentou suas propostas de governo para o setor agrícola no encontro promovido pela Faep e que reuniu 400 representantes de Sindicatos Rurais do Paraná no Hotel Radisson, em Curitiba. “A agência e o instituto serão criados. Sou agricultor, conheço todos os problemas dos produtores rurais e há 30 anos defendo os interesses do setor rural. O Paraná é o maior produtor de grãos do país, é um estado que gera muita riqueza, o motor da nossa economia é a atividade agropecuária e o Estado tem que ter políticas de apoio para todos os produtores, desde os pequenos agricultores familiares até os grandes empreendedores”, ressaltou Osmar.

“Esse encontro é fundamental porque os agricultores puderam conhecer as propostas de governo e expor seus anseios. É importante que o governo esteja em sintonia com os produtores e estabeleça políticas públicas que fomentem a economia no estado e atenda os pequenos e grandes agricultores”, disse Ágide Meneguette, presidente da Faep.

Além da agência e do instituto de defesa animal e vegetal, Osmar comprometeu-se a implantar o programa Paraná Agroindustrial, que juntamente com a ampliação da Emater, através da parceria com as prefeituras, irá aumentar a assistência técnica e aproveitar o potencial agrícola de cada região do estado levando a agroindustrialização e dando apoio para 1,5 milhão de pessoas que vivem da agricultura familiar. “O apoio à agricultura familiar deve ser prioridade absoluta. Vamos criar programas para dar apoio à diversificação nas pequenas propriedades, com a fruticultura e olericultura. Vamos desenvolver programas voltados para o aumento de renda dos produtores, com a integração das cadeias produtivas e foco no desenvolvimento agroindustrial com maior valor agregado”.

Outro ponto ressaltado pelo candidato foi a garantia do direito à propriedade e à reintegração de posse. “Sou agricultor rural e há 30 anos na política luto pelos direitos dos agricultores. O direito à propriedade é garantido por lei a todos os brasileiros e pretendo continuar lutando por isso e pelas minhas convicções”, afirmou Osmar.

INFRAESTRUTURA – Osmar Dias também ressaltou a importância de melhorar a infraestrutura das rodovias, ferrovias, aeroportos e portos do estado. Entre as propostas está a aglutinação de prefeituras por região, que contarão com uma patrulha mecânica para a recuperação de 100% das estradas. Além disso, o candidato prevê a implantação de uma agência reguladora com representantes do governo, sociedade e concessionárias para a discussão do preço justo das tarifas de pedágio.

Já a proposta para as ferrovias envolve o regime de concessão. Osmar quer envolver governo e a capacidade produtiva do estado para exigir que o Governo Federal inclua trechos da ferrovia e de algumas estradas que ainda não estão asfaltadas no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

No porto de Paranaguá, Osmar Dias prevê a dragagem do canal da Galheta e a ampliação em 830 metros do cais oeste, para dar mais dinâmica de escoamento, além de construir um terminal para passageiros. A implantação de novos aeroportos na região Oeste, Sudoeste e Norte também será realizada, através de parceria com o Governo Federal através do PAC 2. “O Governo Federal já implantou o PAC 2 e precisamos aproveitar esses recursos. Hoje, perdemos cerca de 12% da nossa produção agrícola por falta de condições de escoamento e isso representa muito para os nossos produtores e para nosso estado”, afirmou Osmar.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.