14:47Beto Richa promete criar agência de Desenvolvimento do Agronegócio

Das assessoria de imprensa do candidato ao governo Beto Richa (PSDB):

O candidato da Coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, comprometeu-se nesta segunda-feira com a criação da Agência de Desenvolvimento do Agronegócio e a instituição de um fórum permanente para a agricultura. Richa anunciou ainda que as propostas da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) foram integralmente incorporadas a seu programa de governo.

Beto apresentou suas propostas para o agronegócio em encontro com mais de 400 lideranças de sindicatos rurais do Estado, na manhã desta segunda-feira (19). Ele ressaltou que fará uma gestão voltada para o diálogo, marcada pela serenidade e o equilíbrio nas relações com a sociedade, a iniciativa privada e entidades representativas.

Beto enfatizou seu compromisso de fazer valer a segurança e a estabilidade no campo. “O ideal é evitar invasões, com diálogo e políticas públicas. Mas os mandados de reintegração de posse determinados pela Justiça serão cumpridos”, afirmou.

Richa foi muito aplaudido pelas lideranças rurais ao afirmar que José Serra é seu candidato à presidência da República. “Serra respeita o setor do agronegócio. Ao contrário da adversária, que tem o apoio do MST”, disse ele.

Richa defendeu a necessidade de o Estado voltar a investir na infraestrutura de logística e transporte para acelerar o escoamento da produção e reduzir os custos. “Precisamos recuperar o tempo perdido e acabar com os gargalos na infraestrutura, melhorando nossas rodovias, as estradas rurais, aeroportos, ferrovias e especialmente o Porto de Paranaguá”, disse.

Richa afirmou que o porto precisa de gestão ambiental, dragagem, modernização administrativa e adoção de nova tecnologia portuária, além de ampliação do cais.

Richa disse que vai chamar as concessionárias para conversar e buscar a redução do pedágio. “Vou despolitizar este tema e tratá-lo com a seriedade que merece. Agora é o momento de chamar as concessionárias para o diálogo”, afirmou. A recuperação das estradas será priorizada. No discurso, foram anunciadas a recuperação da malha viária e a criação de aeroportos regionais.

Beto Richa foi novamente aplaudido quando defendeu mudanças na forma de agir da Força Verde, responsável pela fiscalização ambiental. “Produtor não é bandido. A verdadeira Força Verde é o setor agrícola, que gera emprego e renda no Paraná”, disse. Por isso, a proposta é que o setor ambiental trabalhe em conjunto com outras áreas do governo estadual, para fazer valer o respeito à legislação ambiental, mas sem excessos.

Richa também destacou que vai reforçar a área de segurança do Paraná, contratando mais policiais e reequipamento as polícias do Estado. As patrulhas rurais serão reativadas e ajudarão a combater os assaltos no campo. Afirmou que seu plano de governo prevê ações de melhoria da vida rural através de medidas na habitação, saneamento, segurança e educação, notadamente na implantação de cursos técnicos profissionalizantes que ajudem a fixar os jovens em suas cidades de origem.

Beto vai reforçar a defesa sanitária com a criação de uma agência de sanidade animal e vegetal vinculada à Secretaria da Agricultura e com investimentos em pesquisa, fortalecendo o Iapar e a Emater.

Disse ainda que, como governador, exercerá a liderança inerente ao cargo, agregando as bancadas paranaenses para defender os legítimos interesses do Paraná em Brasília. “Com competência técnica e coesão política, o Estado poderá ampliar consideravelmente sua participação no orçamento federal, na atração de recursos e na obtenção de financiamentos internacionais. É fundamental que o Paraná recupere sua capacidade de investimento, duramente abalada nos últimos anos”, disse ele.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.