18:56Beto e Osmar no encontro da FAEP: nem o boi mugiu, nem a vaca tossiu

Do enviado especial:

Não foi fácil. Em vez de tirar leite das vacas, botar o trator nos campos e dar uma “zoiada” na Bolsa de Chicago, 400 produtores rurais de todo o Estado invadiram as sofisticadas instalações do Radisson Hotel, em Curitiba. Bateram continência a Ágide Meneguette, presidente da FAEP, e pela manhã ouviram o candidato Beto Richa discorrer sobre o setor dele. À tarde, a partir das 14 horas, o setor foi dissecado pelo senador Osmar Dias, o outro que quer chegar ao Palácio das Araucárias ou Iguaçu, se este estiver pronto.
Quem esperava que Beto confundisse pé de soja com pé de couve, uva itália com mamona, se equivocou.  Ele falou durante 45 minutos, abraçou o Plano para a Agroindústria sugerido pela FAEP e mostrou ser um rapaz atilado.
Ao perceber aquela italianada e alemãozada esperando por cotoveladas no MST, ele afirmou que, se for governador,adotará as seguintes medidas:

– Não  aparelhar o estado com a “companheirada” que fica mamando nas tetas do erário, referindo-se, óbvio, aos gloriosos petistas-sindicalistas;

–  Cumprir os mandatos de reintegração de posse de terras invadidas;

– “Não farei como um ex-governador que disse que acabava ou abaixava o pedágio. Vou despolitizar a negociação com as concessionárias levando em conta o interesse público”.

– “Agricultor não é bandido”, disse ele, “e a Força Verde  agirá com respeito a quem produz riquezas ao Paraná”.

– “Meu candidato é José Serra”, afirmou. “É o mais preparado e o mais decente. Basta comparar o passado dele e dela”.

Beto se embananou durante o debate ocorrido em seguida, com perguntas específicas como seguro rural e política do trigo. Cá entre nós, ele mal sabe se o carro dele tem seguro e a política de trigo dele é praticada na padaria da esquina.

O agrônomo Osmar Dias  demonstrou o que os urtigões da platéia esperavam. Sabe de cor e salteado tanto da porteira pra dentro como da porteira pra fora.O problema é que os urtigões não gostam nada da cor vermelha, parecem touros bravios. Muito menos da dama de vermelho que é candidata presidencial do companheiro. O senador tentou justificar a aliança com a companheirada e com o político mais simpático do Brasil, o ex-governador Roberto Requião. Não foi, porém, feliz nesse aspecto. E, ao perceber que seu vice, Rodrigo da Rocha Loures, forçava as palmas sem a repercussão esperada, ficou tenso.

O saldo do encontro promovido pela FAEP com os dois principais candidatos pode ser resumido no seguinte:

1- Beto Richa teve bons professores nas aulas de agropecuária. Não chega a ser um aluno nota 10, mas está quebrando o galho.

2- Em matéria de companhia nessas eleições, fala orgulhoso de Serra.

3- Osmar Dias é aluno nota 10 em agropecuária, mas para os agricultores tem cada companheiro (a) nessas eleições…

4- Tem urtigão querendo sacar de uma espingarda espalha-chumbo e detonar suas más companhias.

 5 – Mas ele garantiu que não trairá 30 anos como produtor rural e companheiro (epa) dos produtores. “Eu serei a locomotiva. Quem quiser que me siga”. Bingo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.