6:43Paulo Moura, adeus

Da Folha Online:

Músico Paulo Moura morre aos 77

O músico Paulo Moura, 77, morreu no fim da noite desta segunda-feira na Clínica São Vicente, no Rio. Segundo a instituição, ele tinha linfoma (câncer do sistema linfático) e estava internado desde 4 de julho.

Clarinetista e saxofonista, Moura era considerado um dos principais nomes da música instrumental no Brasil e tocou com Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Elis Regina, entre outros.

O músico nasceu em 1933, em São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e começou a estudar música aos nove anos, incentivado pelo pai e irmãos — também músicos. Aos 11 anos, começou a tocar no conjunto de seu pai – Pedro Moura – em bailes populares. Em 1947, se mudou para o Rio de Janeiro com a família. Gravou seu primeiro CD, “Moto Perpetuo”, em 1956.

Moura ganhou o primeiro Grammy Latino para Música de Raiz com o trabalho “Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas”, em 2000. E foi indicado novamente ao Grammy em 2008, na categoria Melhor CD Instrumental, como disco “Para cá e Pra Lá”.

Seu último trabalho foi o CD AfroBossaNova, lançado em julho do ano passado. Em 2009, ele também fez shows na Tunísia e no Equador.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.