17:01HC solicita pacientes para estudo clínico de medicamentos contra artrose

Pela causa:

O Hospital de Clínicas da UFPR está realizando uma pesquisa com remédios para artrose. O estudo clínico é dirigido por Sebastião Radominski, médico reumatologista do HC, e visa comparar dois medicamentos que protegem a cartilagem (chamados de condroprotetores).

Para o desenvolvimento deste estudo, o hospital precisa de pacientes que queiram se candidatar à pesquisa. Os interessados deverão atender aos seguintes requisitos: ter idade acima dos 40 anos, ser alfabetizado, apresentar artrose de joelho comprovada por exame radiológico (raio X) e que tenham apresentado sintomas de dor moderada à grave nos últimos seis meses. As inscrições são abertas a ambos os sexos.

Para se inscrever, basta telefonar para o número (41) 9109-6167 e falar com Jéssica no período das 08h às 15h, até o dia 20 de julho.

A artrose
É uma doença degenerativa da cartilagem articular, que provoca seu desgaste. Entre todas as doenças reumáticas, é a mais comum. Pode causar dor e rigidez nas articulações e na coluna, e até mesmo limitação de movimentos, causando, consequentemente, grande impacto na qualidade de vida e capacidade laborativa do acometido.

Surge geralmente entre os quarenta e cinquenta anos, e é duas vezes mais frequente entre o sexo feminino. Manifesta-se no esqueleto axial (coluna), afetando vértebras e podendo causar reações ósseas. Em discos invertebrais podem resultar, em alguns casos, em dores terríveis e incapacidades, necessitando de tratamento cirúrgico. Nas articulações periféricas (joelhos, quadris e mãos) desgastam a cartilagem, causam dores crônicas e rigidez. Também limita os movimentos, incapacitando a pessoa de executar atividades como subir e descer escadas ou rampas.

Não há tratamento específico e nem cura, mas para tentativa de controle da artrose, orienta-se a redução de peso, redução de impacto sobre as articulações e medidas posturais e fisioterápicas para a coluna, além de analgésicos e antiinflamatórios contra a dor e glicosamina, condroitina e outros para uma possível interrupção no desgaste da cartilagem.
Serviço:
HC solicita pacientes para estudo clínico de medicamentos para artrose
Inscrições: pelo telefone (41) 9109-6167, falar com Jéssica (das 08h às 15h), até dia 20 de julho.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.