17:11PARA NUNCA ESQUECER

Arthur Friedenreich

Da revista Placar:

       Foi o primeiro monstro sagrado do futebol brasileiro. Era um mulato claro e olhos verdes, filho de alemão com brasileira. Chama-se Arthur Friedenreich, a imprensa colocou o apelido de El Tigre e, de acordo com as estatísticas da CBF, ele tem mais gols que Pelé: 1.329 gols em 16 anos de atividade como futebolista. Fried, como a torcida gosta de chamá-lo, jogava de centro avante e tinha um estilo fino, hábil e ofensivo. Seus chutes eram precisos e, raramente, deixava escapar as oportunidades de gol. O primeiro clube que defendeu foi o Germânia em 1909. Depois jogou no Ypiranga. Mackenzie. Paulistano. São Paulo e Flamengo onde encerrou sua carreira.

Convocado para a seleção brasileira sentiu suas grandes emoções. Sua estréia foi também no primeiro jogo oficial da seleção contra o Exeter City da Inglaterra e o Brasil ganhou de 2×0. Apesar de não ter marcado gol, Friedenreich mostrou toda sua coragem contra ao zagueiros ingleses. Perdeu dois dentes numa disputa violenta. Coragem que, nas partidas contra argentinos e uruguaios, lhe valeu o apelido de El Tigre. No campeonato sul-americano de 1919, o Brasil ganhou seu primeiro titulo internacional. Na decisão contra os uruguaios, os brasileiros venceram por 1×0, gol de Fried. Suas chuteiras ficaram em exposição no meio de jóias raras na vitrine de uma Joalharia do Rio de Janeiro.

Friedenreich foi sete vezes campeão paulista. Quatro vezes campeão brasileiro. Duas vezes campeão sul-americano. Foi nove vezes artilheiro dos campeonatos paulistas e duas vezes em campeonatos sul-americanos. Não se tem noticia de que Fried tenha perdido um pênalti em toda sua história. Fried nasceu no dia 18 de julho de 1892 e morreu no dia 6 de setembro de 1969.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.