18:16Francisco de Borja Magalhães Filho

Recebemos a seguinte nota de falecimento:

Um dos economistas mais importantes de sua geração e, como professor da UFPr, responsável pela formação de várias gerações de economistas, faleceu nesta quarta-feira, dia 30, em Curitiba, Francisco de Borja Magalhães Filho. Nascido em Porto Alegre, em 3 de fevereiro de 1935, chegou ao Paraná na década de 50 para trabalhar na Secretaria da Fazenda. Formou-se em economia pela UFPr e mais tarde fez doutorado em Economia na USP. Em 1955, participou da criação do Conselho Consultivo de Planejamento – Codeplan – no governo de Adolpho de Oliveira Franco. Logo depois, em 1958, junto com Alípio Aires de Carvalho e Eduardo Daros, participa da fundação do PLADEP, o primeiro instrumento de planejamento criado no Paraná, e que deu origem a Codepar e posteriormente ao Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP), aonde chegou a ser diretor. Na década de 70 foi para Brasília onde continuou seu trabalho de formação de economistas junto ao IPEA e ao CENDEC.

Em 1983, no Governo José Richa, voltou ao Paraná. Foi fundador e o primeiro presidente do Ipardes, além de
ocupar a Secretaria de Planejamento do Paraná. Além disso, dirigiu entidades da classe como o Conselho Federal de Economia e o Conselho Regional de Economia – Corecon-Pr. Autor de uma extensa bibliografia, é considerada sua principal obra o livro “História Econômica – Da construção ao Desmanche: análise do projeto de desenvolvimento paranaense – 1999”. Tanto como autor como professor, a principal preocupação do economista era a construção de projetos de desenvolvimento duradouros, o que se contrapôs a visão imediatista de sua época.

O corpo do economista será velado na Capela Vaticano, na Rua Hugo Simas, 26 com local e horário do enterro a ser definido pela família.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Francisco de Borja Magalhães Filho

  1. Jorge Angel Orellana Jimenez

    Evidentemente, el Profesor Magalhaes, podría ser denominado como el Padre de la Economia Paranaense, ya que intelectualmente estuvo involucrado en la creación de las principales instituciones que dieron dinamismo y protagonismo a esta región. Yo fui su alumno en 1965, en la cãtedra de Historia Económica de la FCE de la UFPR, y recibí de él una formación muy sólida, que me valió en la vida, para ser un profesional de calidad, y renombre, en mi país y América Latina.
    Abrazos carinosos a los Economistas de 1967 de la UFPR: Jorge Angel Orellana Jimenez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.