15:21Arte urbana em forma de livro

A Universidade Federal do Paraná informa:

Professor lança livro sobre arte urbana em Curitiba

O professor Angelo José da Silva, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, lança na próxima quarta-feira (16) em Curitiba o livro “Em Busca do Paraíso Perdido”. O lançamento está marcado para as 19 horas, na Itiban Comics Shop, localizada na avenida Silva Jardim, 485, bairro Rebouças, ao lado da UTFPR. Fotógrafo e pesquisador de arte urbana, o professor da UFPR retrata no livro o universo da arte urbana – ou “street art” – curitibana. Feita de forma artesanal (impressa, cortada, montada, colada e costurada à mão), a obra funde algumas das principais técnicas de registro e reprodução de imagens. “Os trabalhos captados nas ruas ao longo dos últimos dez anos foram fotografados com uso de filme; os fotogramas foram lidos por um scanner e, depois, convertidos em telas de serigrafia, que são a matriz de impressão do livro”, explica Angelo.

Além de esteticamente interessante, o livro condensa em termos práticos diversos conceitos e aproximações teóricas feitos pelo professor em suas pesquisas como sociólogo – ele é coordenador do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina (Cecial) da UFPR.

“Além de trabalhar com a imagem em termos sociológicos, também busquei somar elementos de fotografia, estudos urbanos e estudos da emoção. Não de forma acadêmica, mas alquímica”, sintetiza.

O livro foi editado por Daniel Barbosa, da editora Caderno Listrado. O próprio Daniel, que é street artist, teve alguns de seus trabalhos fotografados. “Há várias obras sobre a street art, mas elas são produzidas pelos próprios artistas. Uma das principais virtudes do livro do Angelo, penso eu, reside no fato de ser a obra de um observador comum – incomum, na verdade – dessas manifestações.”

Por sua proposta e seu caráter artesanal, o livro tem tiragem limitada: são apenas duzentos exemplares, numerados e assinados pelo autor. Destes, cinquenta compõem uma espécie de “edição especial” – eles vêm acondicionados em pequenas caixas de madeira. “Quisemos oferecer um livro que fosse, em si, uma obra de arte. Que expressasse nossa estima pela street art, pela fotografia, pelas técnicas tradicionais de impressão e encadernação. Acredito que alcançamos esse objetivo”, afirma Angelo.
Capa do livro em alta resolução
http://www.flickr.com/photos/ufpr/4691805364/sizes/l/

Serviço
Lançamento do livro “Em Busca do Paraíso Perdido”, de Angelo José da Silva.
16.junho.2010 (quarta-feira)
19 horas.
Endereço: Itiban Comics Shop – Av. Silva Jardim, 485 – Rebouças (ao lado da UTFPR)
Telefone: (41) 3232.5367

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.