12:08A bola vai rolar nas telas dos bairros

A Fundação Cultural de Curitiba informa: 

Futebol é tema de filme em cartaz no Cinema nos Bairros
Em clima de Copa do Mundo, endereços de cinco Regionais da cidade recebem o clássico “O Corintiano”, filme estrelado por Mazzaroppi, que retrata a paixão brasileira pelo futebol. 

Nos meses de junho e julho, quando as atenções se voltam à Copa do Mundo, o programa Cinema nos Bairros, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, embarca na paixão nacional, o futebol, e leva para as telas o filme “O Corintiano”, do diretor Milton Amaral, tendo Mazzaropi como ator principal. As sessões acontecerão de 11 de junho a 9 de julho, sempre às sextas-feiras, às 15h, em cinco Regionais da cidade, com entrada franca.  

As exibições serão nos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e o primeiro encontro está marcado para esta sexta-feira (11), no CRAS Pilarzinho do Núcleo Regional Boa Vista. A próxima Regional a receber o programa será a da CIC, com sessão no CRAS Barigüi, no dia 18 de junho.  O CRAS Acrópole da Regional Cajuru exibe o filme no dia 25 de junho, sendo que as duas últimas sessões terão como endereços a Rua da Cidadania da Regional Matriz e o CRAS Caximba da Regional Pinheirinho, respectivamente nos dias 2 e 9 de julho.

O filme escolhido para falar sobre futebol foi “O Corintiano”, de 1966, com direção e roteiro de Milton Amaral. A comédia protagonizada pelo grande ator Amácio Mazzaropi narra a paixão do brasileiro pelo futebol e a rivalidade histórica entre Corinthians e Palmeiras.  O ator encarna o barbeiro Manuel, que de tão fanático pelo clube é capaz de cometer loucuras como andar com um burro preto e branco, além de não cobrar os serviços prestados aos torcedores corintianos que frequentam seu salão.

Gravado nas ruas da Vila Maria Zélia, em São Paulo, e em Taubaté, interior paulista, “O Corintiano” tem participações especiais de Elisa, torcedora símbolo do time, e de jogadores como Rivelino e Dino Sani, em cenas de jogos reais. O filme tem classificação indicativa de 10 anos.

Produções cinematográficas – O programa Cinema nos Bairros, criado pela Fundação Cultural de Curitiba em 2005, tem como objetivo descentralizar o acesso à cultura e levá-la para públicos que não têm muito contato com produções cinematográficas. As sessões acontecem a cada semana em um bairro diferente das nove Regionais, principalmente na periferia de Curitiba. O programa é desenvolvido pelas coordenações de Cinema e Vídeo e de Ações Descentralizadas da FCC, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS).

Neste ano, as exibições tiveram início em maio, destinadas às famílias cadastradas no programa “Família Curitibana”, da FAS. Até o mês de dezembro, o Cinema nos Bairros circulará por 29 locais, atingindo diversas comunidades curitibanas.

Serviço:

Programa Cinema nos Bairros

Exibição do filme “O Corintiano”, com direção e roteiro de Milton Amaral e elenco encabeçado por Amácio Mazzaropi – Classificação indicativa: 10 anos

Sessões de 11 de junho a 9 de julho de 2010, sempre às sextas-feiras, às 15h, em cinco Regionais da cidade

Entrada franca

Datas e endereços:

Dia 11 de junho, no CRAS Pilarzinho do Núcleo Regional Boa Vista (Rua Guy de Maupassant, 177 – Pilarzinho)

Dia 18 de junho, no CRAS Barigüi do Núcelo Regional da CIC (Rua Senador Acciolly Filho, 3.300 – CIC)

Dia 25 de junho, no CRAS Acrópole da Regional Cajuru (Rua Antonio Moreira Lopes, s/n – Cajuru)

Dia 2 de julho, na Rua da Cidadania da Regional Matriz (Praça Rui Barbosa – Centro)

Dia 9 de julho, no CRAS Caximba da regional Pinheirinho (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8.031 – Caximba)

Telefone para contato: Cinemateca de Curitiba – (41) 3321-3359

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.