17:31Dennis Hopper, adeus

Da Folha Online:

O ator Dennis Hopper, mais conhecido por dirigir e estrelar o filme “Easy Rider – Sem Destino” (1969), morreu neste sábado em sua casa em Venice, Califórnia, por causa de complicações do câncer de próstata, disse um amigo da família à agência de notícias Reuters.

Hopper tinha 74 anos e morreu por volta das 8h15, cercado por familiares e amigos, disse o seu amigo Alex Hitz.
O ator recebeu em setembro o diagnóstico de câncer de próstata, que estava em estágio avançado. Documentos judiciais revelaram, em março, que ele chegou a pesar menos de 45 quilos e estaria fraco demais para continuar a quimioterapia.

Mesmo doente, em janeiro ele entrou com um processo de divórcio contra Victoria Duffy, com quem passou 14 anos casado. Os dois disputavam a guarda da filha Galen, de 7 anos.

Antes do fim do conturbado casamento, Hopper formou par por oito dias com a cantora Michelle Phillips, do grupo Mamas and the Papas, em 1970 –ela o acusava de ser “brutal”, em época que o ator não escondia o vício em drogas e álcool.

Hopper, que trabalhou até o fim de sua vida, atuando na série norte-americana de TV a cabo “Crash”, deixa quatro filhos.

Carreira

Dentre os filmes do currículo de Hopper, o mais famoso é “Sem Destino”, road movie considerado sua obra-prima –o título figura ao lado de “Rebelde Sem Causa” e “Assim Caminha a Humanidade”, nos anos 50. Outros clássicos em que atuou são “Apocalypse now”, de Francis Ford Coppola, e “Veludo azul”, de David Lynch.

Em toda a carreira, ele foi indicado ao Oscar duas vezes. Uma pelo roteiro de “Sem destino”, outra pelo papel de um técnico de basquete em “Hoosiers” (1986).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.