6:20PARA NUNCA ESQUECER

A camisa que o capitão Cafu usou na final do que deu o título mundial de 2002; a que Roberto Baggio vestia ao errar o pênalti que deu ao Brasil o título de 1994, e as chuteiras que o craque Puskas utilizou na Copa do Mundo de 1954 estão na exposição “A Pátria de Chuteiras”, aberta segunda-feira no Memorial de Curitiba 

A Prefeitura de Curitiba informa:

O prefeito Luciano Ducci e os campeões mundiais Cafu, Marcio Santos, Felix, Edu e Pepe abriram na noite de segunda-feira (24), no Memorial de Curitiba, a exposição A Pátria de Chuteiras, com camisas, chuteiras, fotos, filmes e objetos que contam a história de todas as Copas do Mundo. A exposição fica até 18 de julho, com entrada franca.

A exposição está entre as diversas ações preparadas pela Prefeitura para a Copa 2010 e para recepcionar a Seleção Brasileira, que faz pré-temporada em Curitiba até esta quarta, quando embarca para a Copa da África do Sul. O Brasil estreia na Copa no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, às 15h30.

“Curitiba será sede da Copa do Mundo Fifa de 2014 e a cidade já está se preparando com entusiasmo e seriedade para este grande evento do futuro próximo”, disse o prefeito Luciano Ducci. “A confiança no presente e o entusiasmo para o futuro são valores importantes mas, neste momento de alegria e otimismo, é fundamental também olharmos para o passado, valorizando sempre a história do futebol e os seus protagonistas, principalmente os que vestiram a camisa de nossa Seleção”.

“Curitiba está de parabéns por trazer esta mostra. Tenho certeza que os curitibanos vão apreciar muito e vão se emocionar ao ver esta exposição espetacular”, disse Cafu.

A exposição veio para a capital numa parceria entre Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cafu e Associação dos Campeões Mundiais. “A intenção é levar esta exposição para todo o Brasil”, disse Marcelo Neves, presidente da Associação e filho de Gilmar dos Santos Neves, goleiro da Seleção nas Copas de 58 e 62.

Além de Cafu, que disputou as Copas de 94, 98, 2002 e 2006, e venceu em 94 e 2002, os outros títulos brasileiros em Copas foram representados no evento por Pepe (58 e 62), Marcio Santos (94), Edu e Felix (ambos  da Copa de 70). “É muito legal reencontrar estes campeões e receber este carinho do público curitibano”, disse o ex-goleiro Felix.

Entre as atrações da exposição estão a camisa 100% Jardim Irene, que Cafu usou na final da Copa do Mundo de 2002; a camisa da Itália que Roberto Baggio usou quando perdeu o pênalti na final da Copa de 94, contra o Brasil; as chuteiras usadas por Puskas na Copa de 54; a camisa usada por Beckenbauer em 70; camisas usadas por Pelé e Maradona, chuteiras de Robinho, Kaká, Lucio e Luis Fabiano. “Nossa, nem acredito que estou vendo tudo isso ao lado do Cafu”, disse Pedro Marins, 10 anos, que conseguiu autógrafo dos cinco campeões na abertura da exposição.

A curadoria da exposição é de Ana Gonçalves. A mostra fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos das 9h às 15h.

Também participaram da abertura os vereadores Aladim Luciano, Serginho do Posto, Caíque Ferrante, Juliano Borghetti, Mario Celso e Tico Kuzma; o gestor da cidade para a Copa 2014, Luiz de Carvalho; o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana; o secretário de Governo, Luiz Jamur; e o secretário do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo . O Coritiba foi representado por Vilson Ribeiro; o Atlético por Glaucio Geara, e o Paraná Clube pelo vereador Roberto Hinça. “Parabéns à Prefeitura por trazer aos curitibanos esta exposição maravilhosa”, disse Mario Celso, líder do governo municipal na Câmara.

Essas e outras relíquias estão na cidade também com o apoio de TAM; revista Placar; Abril Coleções; ArtQuality; VIP Serviço Especiais; Affinite Corretora; Band Curitiba; Duet Marketing; One Sports Business; Sport Service Marketing Esportivo, Hotel Pestana e Sociedade Criativa.

EXPOSIÇÃO A PÁTRIA DE CHUTEIRAS

MEMORIAL DE CURITIBA

Até 18 de julho – Entrada franca

Segunda a sexta, das 9h às 18h

Sábados e domingos, das 9h às 15h

Rua Claudino dos Santos, s/n Largo da Ordem, Centro

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.