14:25O tiro de Ítala Nandi contra o governo Pessuti

 Segue a “Moção de Repúdio” escrita pela atriz Ítala Nandi, produtora e realizadora  do 5º. Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, contra o governo do Paraná:

Governo Pessuti aborta o 5º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino

         Por meio da presente, desejo comunicar a toda sociedade paranaense, brasileira e latino-americana, que fui surpreendida como realizadora desde 2005 do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, com a noticia que o Governo do Paraná, representado por Orlando Pessuti, e a Copel, por Ronald Raveducci, NÃO IRÃO REALIZAR A EDIÇÃO DO FESTIVAL DESTE ANO.

         Este festival que acontecia no Museu Oscar Niemeyer – MON, de 4 a 10 de outubro, conforme registro no Fórum dos Festivais (Minc), contava com a Lei Rouanet, através do Minc, do Ministério das Relações Exteriores, Governo do Estado do Paraná e Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, (mail marketing [email protected]) patrocinadora oficial do festival, e da Nandi Produções Artísticas Ltda.

         Este comunicado de impossibilidade foi-me dito no dia 18 do corrente mês, quando o Festival seguindo seu cronograma normal, está com inscrições abertas através do seu site (WWW.festivaldecinema.pr.gov.br) abertas desde o dia 15 de abril, e a apenas três meses do início do 5º Festival.

         A Nandi Produções Artísticas Ltda. a qual sou diretora, não tem condições de em apenas três meses levantar complementação ou outro patrocinador para a realização desta edição do festival.

         Relevamos que a Copel havia se comprometido através de carta de intenção enviada ao Ministério da Cultura juntamente com o novo orçamento do festival deste ano. Esta carta era solicitada anualmente pelo então Governador do Estado, Roberto Requião, grande incentivador do audiovisual e entusiasta deste que foi o maior festival de cinema latino do Brasil, que hora desaparece por falta de empenho da novel gestão que se empossou, Governo Orlando Pessuti.

         O Festival do Paraná oferecia o prêmio “Araucária de Ouro” dentre outros e o prêmio de R$ 110 mil ao Melhor Diretor (o maior prêmio desta categoria no Brasil) num total de R$ 307 mil.

         Durante estes cinco anos de festival participaram de nomes da maior envergadura dentro do panorama do Cinema Nacional, como: Orlando Sena (então ministro da Cultura), Senador Pedro Simon, Orlando Senna (Representando o Ministro da Cultura Gilberto Gil), Gustavo Dahl (presidente da ANCINE), Job Tom Azulay (presidente da CTAV), e convidados especiais Fernanda Montenegro, Antonio Pitanga, Claudia Alencar, Marcos Jorge, Luiz Carlos Lacerda, Gil Barone, Monica Rischbieter, Letícia Sabatella, Selton Melo, José Mogica Marins, Silvio Tendler, José Dias, Pedro Camargo, Evaldo Mocarzel, Claudio Valentinetti, Valter Lima Jr., Robert Grelier – França; da Argentina: Ezio Massa, Pablo Siciliano, Eugenio Lasserre; México Gabriel Rettes; Portugal – Tereza Prata; Italia – Gianni di Gregório; Espanha – David Moreno, Ciro Altabás, Lucas Figueroa, José Macias, Carla Guimarães;

Bolívia – Tonchy Artezanas, dentre dezenas de outros notáveis.

         Isto posto, lamentamos profundamente a perda da oportunidade única deste Estado do Paraná de usufruir do espaço e projeção na seara do audiovisual brasileiro e internacional que este festival proporcionara. E não posso deixar de sentir indignação, em meu nome e em nome da classe artística, diante da leviandade do governo de Orlando Pessuti em sua posição obscura ao se abster de um acontecimento deste porte e valor cultural.

               Maringá, Paraná, 21 de maio de 2010

Ittala Nandi

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.