16:52Fruet atira contra aliança tucana com o PP: “Sem um mínimo de afinidade”

Da assessoria de imprensa do deputado federal Gustavo Fruet:

Gustavo Fruet critica aliança do PSDB com o PP

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) criticou a decisão tomada na manhã desta segunda-feira (24/05) pela executiva estadual do PSDB, de fazer aliança com o PP e ceder uma das vagas de candidato ao Senado ao deputado Ricardo Barros, ex-lider do governo Lula na Câmara. Para Fruet, falta ao acordo uma base mínima de afinidade política e programática.

O deputado disse que, como filiado ao partido, admite discutir alternativas que favoreçam o objetivo maior: a eleição de Beto Richa para o governo do Paraná e de José Serra para a presidência da República. “Mas para isso é necessário ter um mínimo de afinidade. Nesse caso, alegou-se a necessidade de privilegiar o projeto maior, mas cabe perguntar: afinal, o discurso do PP é de oposição ou de continuidade?”, questionou.

Fruet lembrou que só admitiu sua pré-candidatura ao Senado após um convite do então prefeito Beto Richa: “Tenho reafirmado minha disposição de disputar o Senado, mas isso só tem sentido de houver compromisso dos candidatos ao governo e à presidência da República – que, caso eleito, vai precisar de maioria no Congresso e de uma base confiável para construir a governabilidade”.

Gustavo Fruet foi um dos cinco integrantes da executiva que votaram contra o acordo com o PP, que ainda será objeto de discussão na convenção estadual do PSDB, em junho. Também votaram contra o senador Flávio Arns e os deputados Luiz Carlos Hauly, Alfredo Kaefer e Luiz Nishimori. Votaram a favor da aliança 14 integrantes. Segundo Fruet, a única unanimidade na executiva do PSDB é o apoio a um acordo com o senador Osmar Dias (PDT), para que este seja candidato ao Senado pela coligação.

O deputado disse que a decisão da executiva representa “uma aposta para pressionar o senador Osmar Dias a integrar a coligação, evitando que componha com o PP e dispute o governo do Estado”. “Mas os tempos dos partidos são diferentes e o fato é que, com essa decisão, se anula candidaturas a deputado federal e estadual e pelo menos duas candidaturas ao Senado com viabilidade demonstrada por várias pesquisas de opinião”, afirma.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.