15:37Moradores do Sítio Cercado dão vida ao Museu de Periferia

Pela causa:

Sítio Cercado, bairro localizado no sul de Curitiba – PR, é uma das 12 localidades do país que está sendo apoiada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, através do Programa Pontos de Memória, para a criação de um museu gerido e representado pelos próprios moradores do bairro. No próximo sábado, 22 de maio, será realizado, às 17h, o seminário para a criação do conselho gestor e fundaro do Ponto de Memória do Sítio Cercado, o Museu de Periferia – MUPE. O evento será na Associação de Moradores Vila Vitória (Rua Agudos do Sul, 700, Sítio Cercado, Curitiba – PR). Além das representações das diferentes vilas que compõem o bairro,  evento contará com representantes do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, que desenvolve a Política Nacional de Museus. 

Durante o evento estarão em exposição fotos, relatos dos moradores antigos sobre a época das invasões, o mapa do bairro quando ainda era conhecido como a Fazenda Cercado, dentre outros acervos que vêm sendo levantados pelos moradores.

De acordo com o morador e líder comunitário, José Afonso, conhecido como Zuca, com o crescimento acelerado da região, que nos últimos 30 anos cresceu de 8 para 180  mil habitantes,  os moradores não tiveram a oportunidade de conhecer a história do bairro,  impossibilitando então a criação de vínculos com o local.

“A ideia do MUPE é resgatar as  memórias e histórias dos moradores. Acredito que quando a pessoa conhecer a história do lugar onde vive, ela passa a gostar e cuidar muito mais.”

MUPE – A criação do Museu da Periferia vem sendo articulada por moradores do bairro Sítio Cercado, em Curitiba, desde abril de 2009. A ideia foi inspirada na experiência dos Pontos de Memória Museu da Maré e Museu de Favela – MUF, ambos na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Em setembro de 2009, a pedido de representações locais, foi realizada a oficina Museu, Memória e Cidadania, ministrada pelo diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram, Mário Chagas, para a instalação do Ponto de Memória na Região. A ideia também recebeu apoio de artistas, entidades, associação de moradores, Associação Cultural de Negritude e Ação Popular e de articuladores do Museu da Maré e MUF.

Pontos de Memória: Pautado na gestão participativa e no protagonismo comunitário, o Programa vem apoiando, além da cidade de Curitiba – PR, a consolidação de museus comunitários nas cidades de Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Belém – PA, Fortaleza – CE, Maceió – AL, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro, Salvador – BA e São Paulo – SP.

Através do Programa, o Ibram apoia o empoderamento social daqueles grupos que ainda não tiveram a oportunidade de contar suas histórias e memórias através dos museus, incentivando a apropriação desse equipamento pelas comunidades, de forma que se sintam representadas. É resultado da parceria do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.