12:15Fundação Cultural abre inscrições para os Pontos de Cultura

Pela causa:

Inscrições abertas para o edital Pontos de Cultura
Os interessados em participar da seleção de projetos podem se inscrever até o dia 30 de junho. A Fundação Cultural de Curitiba promoverá oficinas gratuitas para o esclarecimento do edital e formatação de projetos, já a partir desta quinta-feira (13).  

A Fundação Cultural de Curitiba abriu inscrições para o edital que permitirá a instalação de mais oito Pontos de Cultura na cidade. A Prefeitura e o MinC – Ministério da Cultura vão apoiar iniciativas culturais da comunidade, por meio do repasse de recursos financeiros. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho de 2010, sendo que os detalhes do edital e do preenchimento dos formulários serão explicados em oficinas gratuitas, oferecidas na sede da FCC, em horários diferenciados, a partir desta quinta-feira (13). Também serão promovidos encontros, igualmente gratuitos e no mesmo endereço, para a formatação de projetos.

Espalhados por todo o Brasil, os Pontos de Cultura fazem parte do programa “Mais Cultura”, desenvolvido pelo governo federal. Os oito projetos que serão financiados pela Prefeitura e pelo MinC devem ter caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, cujo desenvolvimento contribua para a inclusão social e a construção da cidadania, seja gerando emprego e renda, seja fortalecendo as identidades culturais. A escolha das propostas será feita por meio do edital disponível na página da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link “Lei de Incentivo”, no menu “Pontos de Cultura”).

Podem se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e de natureza cultural, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos um ano no município de Curitiba. Entre elas estão associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip) e organizações sociais (OS). Os projetos passarão inicialmente pela análise de documentação, depois pela avaliação técnica e, finalmente, pela análise de mérito, sendo que todas as fases têm caráter eliminatório.

A Fundação Cultural de Curitiba, de acordo com o convênio firmado com o Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento das atividades culturais para a implantação de até 30 Pontos de Cultura na cidade. Destes, nove foram selecionados em edital de 2008 e 14 escolhidos por meio de edital de 2009, sendo que neste último houve uma desistência, totalizando 22 Pontos de Cultura conveniados.

Os projetos selecionados receberão cada um R$ 180 mil reais em três parcelas anuais de R$ 60 mil. Os Pontos de Cultura de Curitiba passam a integrar a Rede Cultura Digital, que estabelece a comunicação entre os vários Pontos de Cultura do Brasil, e possibilita a divulgação das atividades produzidas e dos produtos culturais elaborados. A Fundação Cultural de Curitiba é a responsável pela coordenação dos trabalhos em Curitiba, desde a formulação do edital, recebimento das propostas, seleção dos projetos, repasse de recursos, mobilização, implementação, acompanhamento, supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade.

Todas as iniciativas comunitárias de caráter cultural podem ser um Ponto de Cultura em potencial. O edital é abrangente quanto às características das manifestações e contempla as mais diversas áreas, agrupadas em nove segmentos: culturas populares (como artesanato, tradição oral, ervas e curas tradicionais e contadores de histórias), grupos étnicos-culturais (culturas indígenas, afro-descendentes, ciganas), patrimônio material (museus, educação patrimonial), audiovisual e radiodifusão (vídeo, cinema, televisão e rádio comunitária), culturas digitais (internet, jogos eletrônicos, desenvolvimento de novas tecnologias), gestão e formação cultural (cursos, oficinas, palestras e seminários de formação), pensamento e memória (livro, leitura, bibliotecas, acervos), expressões artísticas (teatro, dança, música, circo, artes visuais, literatura) e ações transversais (cultura e meio ambiente, cultura e educação, cultura e saúde, cultura e turismo, entre outras).

Oficinas – A Fundação Cultural de Curitiba disponibilizará oficinas gratuitas para o detalhamento do edital Pontos de Cultura e para a formatação de projetos, na Diretoria de Incentivo à Cultura, instalada na sede da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças). Nas reuniões, que começam nesta quinta-feira (13), os interessados terão explicações sobre o preenchimento dos formulários e poderão dirimir as dúvidas existentes. Na sequência, os participantes obterão dados para a apresentação de suas propostas. Os encontros acontecerão nas seguintes datas e horários:

Oficinas para esclarecimentos

Dia 13 de maio – das 14h30 às 17h

Dia 17 de maio – reuniões com opções de horários: das 14h30 às 17h ou das 19h às 21h30

Dia 20 de maio – das 14h30 às 17h

Dia 24 de maio – das 19h às 21h30

Oficinas para formatação de projetos

Dia 18 de maio – reuniões com opções de horários: das 14h às 17h30 ou das 18h30 às 22h

Dia 19 de maio – das 14h às 17h30

Dia 25 de maio – das 18h30 às 22h

Serviço:

Inscrições abertas para o Edital Pontos de Cultura em Curitiba – Parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura

Edital disponível na página da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link “Lei de Incentivo”, no menu “Pontos de Cultura”)

Data: até 30 de junho de 2010

Informações: [email protected]

Pontos de Cultura: www.cultura.gov.br/culturaviva

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.